Elmano destaca ITA para pedir título de cidadão cearense ao ministro Múcio
Será o segundo ministro da gestão Lula 3 a ter o título concedido este anoO governador Elmano de Freitas (PT) pediu à Assembleia Legislativa (Alece) que seja concedido o título de cidadão cearense ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. O titular é pernambucano de nascença.
Na justificativa do pedido, Elmano cita, além de outros cargos do ministro, a atuação de Múcio para a chegada de uma unidade do Instituto Tecnológico Aeronáutica (ITA) ao Ceará. Segundo Elmano, o ministro teve "teve papel primordial na decisão do Governo Federal pela implantação, no Estado do Ceará, de uma unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica— ITA".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O chefe do Executivo aponta ainda que o ministro teve a "sensibilidade" para a "importância do investimento na educação e no desenvolvimento científico do Ceará". Na última terça-feira, 14, os deputados votaram o pedido de urgência e, atualmente, o projeto está no Departamento Legislativo.
Caso aprovado, este será o segundo ministro com cargo na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a ter um título de cidadão cearense este ano. Foi aprovado na Casa projeto de lei do deputado Romeu Aldigueri (PDT), líder do Governo Elmano, que concedeu a honraria ao ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB).
É projetado o funcionamento do ITA no Ceará em 2025. Desde o período citado, a unidade se prepara com algumas reformas e adequações da estrutura para a chegada do curso de Engenharia da Computação, e, posteriormente, um curso de Engenharia de Energias.
Quando a implantação foi confirmada, Elmano, Múcio e o ministro da Educação, Camilo Santana, participaram de encontro. Múcio enfatizou que levar o novo campus ao povo do Nordeste-Norte brasileiro é um objetivo do Governo Federal.
“Hoje estamos dando mais um passo para consolidar um grande projeto, um grande sonho do governo Lula. Recebemos das mãos da comissão que preparou esse relatório que diz da possibilidade de se executar esse projeto. Estamos muito felizes! Está de parabéns o Ceará, está de parabéns o Nordeste brasileiro, e podemos dizer que o Brasil também”, disse.
Conforme os políticos, a escolha do Ceará para sediar o novo campus não foi por acaso, tendo em vista que o Ceará é destaque, há anos, em aprovação nos vestibulares brasileiros.