Esposa de líder de facção se encontrou com deputados da base do governo

Luciane Barbosa Farias é casada o com Tio Patinhas, líder do Comando Vermelho no Amazonas; ela também se encontrou com secretários do Ministério da Justiça

Conhecida como “dama do tráfico amazonense”, Luciane Barbosa Farias encontrou deputados da base governista e aproveitou para compartilhar a ocasião nas redes sociais. Ela também esteve com secretários do Ministério da Justiça e Segurança Pública em duas ocasiões.

De acordo com os deputados federais André Janones (Avante-MG) e Guilhermes Boulos (Psol-SP), com quem Luciane posou, eles não possuem nenhuma ligação com ela. Opositores utilizaram imagens para ligar os parlamentares ao crime organizado.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Eu quero deixar claro que a Câmara é aberta para visitas, é a casa do povo. Eu atendo a todos que chegam no meu gabinete ou me encontram nos corredores, sem distinção, uma vez que a segurança e a identificação é feita pela polícia da Câmara, não por mim”, afirmou Janones em publicação nas redes sociais.

E completou: “Naquele 16 de março, foram em meu gabinete diversas mulheres que se apresentaram como representantes de associações civis em defesa dos direitos humanos, bem como duas mães que tiveram os filhos vítimas de crimes e aguardam por Justiça. Eu não tenho absolutamente nada a esconder. Então, eu mesmo deixo a foto aqui pra vocês e reforço: a Câmara é a casa de vocês, são todos bem vindos e caso me encontrem, fiquem à vontade pra pedir foto".

O deputado Guilherme Boulos se manifestou através de nota da assessoria, e afirmou que foi abordado por Luciane e outra mulher, que afirmaram ser representantes do Instituto Liberdade do Amazonas (ILA),

"O deputado foi abordado no Salão Verde da Câmara por duas mulheres, que se apresentaram como representantes do Instituto Liberdade do Amazonas e pediram para apresentar suas demandas. O deputado, então, ouviu as demandas no próprio Salão Verde, que é uma área de livre circulação”, explicou o comunicado.

“Segundo o relato delas na ocasião, o instituto atua em defesa dos direitos humanos e denuncia torturas em presídios da região norte do país. A pedido delas, o deputado também posou para fotos - como faz diariamente com dezenas de pessoas”, acrescentou.

O comunicado ainda destacou que devido a frequentes demandas de apresentação de projetos, objetivos e fotos, “impossibilita que se saiba com antecedência a história ou as ligações” de cada pessoa.

Opositores do governo reagiram ao caso, e citaram o encontro em 4 de maio de Boulos com a associação de Luciane. Fabio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo Jair Bolsonaro (PL), questionou nas redes sociais o encontro entre o parlamentar e Luciane.

“Boulos, o candidato à Prefeito da maior cidade do país também esteve reunido com a suposta representante da facção criminosa?", comentou.

Luciane é integrante do Comando Vermelho (CV) de Amazonas e casada há 11 anos com Clemilson dos Santos Farias, conhecido como Tio Patinhas, e líder da facção criminosa. Ele cumpre 31 anos de prisão na unidade carcerária de Tefé, no Estado, e Luciane responde em liberdade uma sentença de 10 anos.

Ministério da Justiça

Segundo reportagem do Estadão, secretários do Ministério da Justiça e Segurança Pública se encontraram com a “dama do tráfico” ao menos duas vezes, durante três meses.

Nas reuniões, Luciane representava a Associação Instituto Liberdade do Amazonas, que milita pelos direitos dos presos. Segundo a polícia do estado, a organização é financiada com recursos do CV, e atua na defesa dos presos na facção criminosa.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, contou que não sabia dos encontros entre os secretários e Luciane. Em nota, o ministério afirmou que realizou agenda da Associação Nacional de Advocacia Criminal (Anacrim) e não possui responsabilidade pelos acompanhantes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

deputados Ministério da Justiça e da Segurança Pública Flávio Dino André Janones Guilherme Boulos Comando Vermelho

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar