Lula diz ser grato a "companheiro Camilo" e elogia educação do Ceará: "Melhores notas"
Declaração foi dada na live "Conversa com o presidente" nesta terça-feira
13:51 | Nov. 14, 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ser grato ao ministro da Educação, Camilo Santana (PT), por ele trabalhar para transferir ao Brasil o padrão educacional do Ceará. A declaração foi feita no "Conversa com o presidente" desta terça-feira, 14.
Segundo Lula, os esforços do governo são no sentido de oferecer a crianças e jovens uma educação de qualidade, pois "essa arma é a mais poderosa".
"É por isso que eu sou grato ao companheiro Camilo, que foi governador do Ceará, que foi um extraordinário governador. É no Ceará que a gente tem as melhores notas da educação, do ensino fundamental do Brasil. É no Ceará que a gente tem mais estudantes ganhando medalha de ouro", disse Lula.
Na sequência, Lula lembrou da história de Ricardo Oliveira, cearense tetraplégico de Várzea Alegre vencedor da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), com quatro ouros.
"Não sei se vocês esqueceram, mas a primeira Olimpíada da Matemática que eu fiz um menino do Ceará tetraplégico, carregado pelo pai num carrinho de pedreiro para ir para a escola, esse menino já ganhou medalha de ouro na matemática. Se um jovem com esses problemas todos teve coragem de disputar e ganhar, por que é que você está com medo, cara?", questionou o petista.
Bolsa Ensino Médio
Na live, Camilo Santana falou sobre o delicado período que envolve o primeiro ano do Ensino Médio, no qual, disse, se constata a maior evasão escolar. É a razão pela qual o Ministério da Educação criará programa de repasses de valores mensais, com a transferência de uma bolsa ao final de cada ano do Ensino Médio que ele poderá resgatar quando concluir a educação básica.
"O aluno entra no primeiro ano, vai receber todo mês um auxílio e no final do ano, ele concluindo o primeiro ano, ele recebe uma bolsa que vai ser depositada. No segundo ano também recebe um auxílio mensal e no final do ano também a bolsa depositada. Ao final da conclusão do ensino médio, ele pode resgatar todo aquele recurso ou para montar um negócio que ele queira começar ou pagar uma universidade que ele queira", afirmou Camilo, ao lado de Lula e do jornalista Marcos Uchôa.
Lula no Ceará
Lula manifestou no último dia 31 o desejo de viajar ao Ceará em dezembro para o anúncio da construção de uma unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).