Feriado desta quarta atrasa discussão de projetos de interesse do governo Lula

Câmara não realizará sessões no plenário nesta semana

17:41 | Nov. 14, 2023

Por: Laura Lima
ARTHUR Lira afirmou que a expectativa é que o texto seja votado na próxima semana (foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

A Câmara dos Deputados vai emendar o feriado desta quarta-feira, 15, data da Proclamação da República, e não terá nenhuma sessão em plenário nesta semana. Assim, propostas consideradas prioritárias para o governo Lula (PT) terão de ficar em espera. 

Além do plenário, sessões das principais comissões da Casa também não serão realizadas. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu junto ao Colégio de Líderes no fim de outubro esticar o feriado desta quarta.

Quer receber por Whatsapp as últimos notícias da política no Ceará e no Brasil? Acesse este link e entre no canal do O POVO sobre política cearense

Como uma espécie de compensação, ocorreram votações em plenário em dois dias na última semana: na segunda-feira, 6, e na última quinta-feira, 9 de novembro.

Emendar feriados é uma tradição antiga do Congresso. Neste ano, foram estabelecidas folgas informais inclusive em semanas sem feriado, como na que Lira e parlamentares de partidos como PT e União Brasil viajaram à Índia e à China, em outubro.

 

Restando pouco mais de um mês para o recesso parlamentar do fim de ano, o governo Lula quer acelerar com a discussão e a votação de matérias que podem elevar a arrecadação federal, em meio a discussões quanto à mudança de meta fiscal para 2024.

A proposta de reforma tributária, que foi aprovada no Senado mas retornou â Câmara, e a subvenção do ICMS são pautas ainda sem data definida para apreciação.