Sarto sanciona passe livre estudantil, que passa a valer a partir de segunda: "Histórico"

Lei passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira, 13

O prefeito José Sarto (PDT) sancionou na tarde desta quinta-feira, 9, a Lei do Passe Livre Estudantil. O ato ocorreu no ginásio Aécio de Borba, no bairro Benfica. O passe livre beneficiará todos os estudantes que moram e estudam em Fortaleza, sejam eles da rede pública ou privada de ensino.

Este público terá disponibilizadas duas passagens diárias, não cumulativas, válidas em dias úteis durante dez meses do ano, à exceção de janeiro e julho. A nova legislação começará a vigorar na próxima segunda-feira, 13. O ingresso a custo zero nos ônibus se dará por meio da apresentação da carteirinha de estudante dentro da validade, documento vinculado ao Bilhete Único.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ao lado de estudantes uniformizados com a farda da prefeitura, lideranças estudantis, políticos, e na frente de um telão com a frase "Primeira capital do Brasil com passe livre para todos os estudantes", o prefeito Sarto discursou e afirmou que a data era histórica.

"Na verdade, hoje a gente está fazendo história do movimento estudantil, das entidades que o representam, da classe estudantil de Fortaleza, para a cidade de Fortaleza e a partir da próxima segunda-feira o passe livre estudantil está valendo", comemorou o gestor.

Conforme Sarto, a Prefeitura de Fortaleza conduz estudos que visam a ampliação do benefício sem perder de vista a perspectiva de responsabilidade fiscal.

"Não adianta montar um benefício hoje e dois meses depois retirar o benefício. Nós temos hoje implantado e garantido o passe livre estudantil, mas temos alguns estudos que vão ampliar mais direitos sociais para estudantes e para Fortaleza de um modo geral", destacou Sarto. Caucaia é a maior cidade do Brasil a praticar a tarifa zero de modo pleno. Vizinho de Fortaleza, o município contabiliza 368 mil habitantes.

Ele ainda acrescentou que a tarifa estudantil continua prevalecendo, assim como a integração. "Esse direito continuará ilimitadamente", contou. 

O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista (PSDB), afirmou que o momento era "uma grande conquista para a cidade de Fortaleza". Ele ainda acrescentou que a sanção do projeto tem relação com a luta estudantil e com a história de quem constrói a capital cearense 

"Todos nós, um dia da nossa vida, fomos estudantes, utilizamos transporte público e precisamos do passe livre. E só o prefeito Sarto, na sua gestão, entregou", elogiou. 

"Os estudantes são o presente o futuro de uma cidade, de um estado, de uma nação, e pelos estudantes, pela educação, a gente tem que investir, porque quanto mais investimentos temos nas crianças, adolescente e jovens, mais garantias temos que o futuro será melhor que o presente", completou.  (colaborou Isabelle Maciel)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

sarto passe livre ônibus fortaleza tarifa zero fortaleza passe livre

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar