Ciro e Tasso participam nesta sexta de debate sobre os 40 anos das Diretas Já

O evento ocorrerá no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), no bairro Luciano Cavalcante. Há poucos dias, também com Tasso ao lado, Ciro afirmou que "este pedaço de PDT não aceita suborno", numa indireta ao irmão Cid Gomes

Os ex-governadores Ciro Gomes (PDT) e Tasso Jereissati (PSDB) estarão juntos, novamente, na próxima sexta-feira, 10. Eles participarão de um debate sobre a realidade brasileira 40 anos após as Diretas Já, a luta popular ocorrida em 1983 e 1984 pelo retorno às eleições diretas para o cargo de presidente da República. O evento ocorrerá no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Tasso Jereissati foi eleito governador do Ceará em 1986, um ano após o fim da Ditadura Militar (1964-1985). Ciro o sucedeu no cargo. A vitória de Tasso e o governo de continuidade de Ciro foram o início do período que se chama de "mudancismo" ou de "ciclo das mudanças" na política do Estado.

Ciro costuma fazer menção a este período, atribuindo-lhe decência e seriedade, como forma de criticar as lideranças atualmente no poder no Estado, como o governador Elmano de Freitas (PT), o ministro Camilo Santana (Educação) e o senador Cid Gomes (PDT), 

Ciro e Tasso estiveram juntos no último dia 30 de outubro, oportunidade em que PDT e PSDB renovaram os laços representados na Prefeitura de Fortaleza pelos gestores José Sarto (PDT) e Élcio Batista (PSDB). Élcio foi reconduzido ao comando estadual do PSDB naquela noite.

Na ocasião, o ex-presidenciável dirigiu críticas ao Governo do Ceará, a quem acusa de corrupção em obras. “Não se realiza uma obra pública sem pagar propina, uma obra pública sequer se realiza nesse estado sem problemas”, disse o ex-ministro sobre a administração estadual. 

Ainda no campo da batalha política, Ciro, partidário da tese do pedetismo como oposição a Elmano, afirmou que este "pedaço de PDT não aceita suborno".

A análise de conquistas e desafios brasileiros será mediada pelas jornalistas Inês Aparecida e Ana Márcia Diógenes, também contando com a presença dos jornalistas Fernando Mitre e Ricardo Kotscho. Compõem a mesa o jurista e professor Luiz Moreira, o cientista político Abílio Baeta Neves e  o empresário Amarilio Macedo.

Seminário

“A Democracia no Brasil 40 anos depois da Campanha das Diretas Já”
Inscrições: https://encurtador.com.br/gENSX
Quando: 10 de novembro, às 8 horas
Local: Plenário da CMFor
Endereço: Rua Thompson Bulcão, 830 - Luciano Cavalcante.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ciro tasso ceará ciro cid gomes ciro pdt fortaleza ciro sarto governo ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar