Guilherme Landim vê "retaliação" com intervenção do PDT nacional
O deputado estadual ainda afirmou que o grupo cidista do PDT não foi comunicado pela Nacional da destituição do diretório no Ceará
16:15 | Nov. 09, 2023
O deputado estadual Guilherme Landim (PDT) afirmou que o grupo do PDT liderado pelo senador Cid Gomes (PDT) não foi comunicado da destituição do diretório estadual aprovado pela Executiva Nacional do partido na manhã desta quinta-feira, 9.
Segundo Landim, os parlamentares cidistas só ficaram sabendo da intervenção através da imprensa, mas que o grupo já imaginava a ação. "A destituição do diretório já era anunciada por eles, então a gente já imaginava que viria uma decisão arbitrária como essa, que o direito de defesa foi só um "faz de conta" porque efetivamente eles queriam fazer uma reunião antes do fim do prazo da resposta do diretório", disse.
Leia mais
Com a comissão provisória instalada no Ceará, há um imbróglio que pode retirar Landim foi retirado do posto de líder do PDT na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). O deputado estadual, Cláudio Pinho (PDT), aliado de André Figueiredo e Ciro Gomes, assumiria a função no Parlamento.
Landim afirmou não ter dúvidas de que a sua retirada é uma retaliação por ser um dos parlamentares a solicitarem a carta de anuência para poder porventura deixar o PDT. Ele ressaltou que o regimento da Alece prevê que o líder é escolhido pela bancada.
"Aliás, eles têm feito isso ao longo de todo esse período, perseguindo, ameaçando, e nós já mostramos que não vamos nos curvar, até porque a cláusula pétrea da democracia é que a maioria vence. Nós somos a maioria e, infelizmente, dia após dia, nós temos tido essas decisões arbitrárias contra a maioria do PDT", declarou.
Grupo de Cid se reunirá para avaliar próximos passos
Guilherme Landim ainda confirmou que o grupo de pedetistas liderados por Cid irá se reunir para poder definir quais serão os próximos passos de todos após a decisão do diretório nacional. Segundo ele, haverá um encontro ainda nesta semana e na próxima com "grande número" de lideranças.
"Nós estamos organizando essa reunião para que a gente possa internamente faça ainda essa semana e muito provavelmente na próxima semana reúna com grande número de lideranças também do interior. Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, um número enorme de lideranças que estão aguardando por essa conversa e essa resolução do que fazer a partir de agora", finalizou.
Com informações da repórter Júlia Duarte