Eudoro reforça convite para Cid e aliados: "PSB aberto com tapete"
O presidente estadual do PSB ainda disse ter o "feeling" de que o próximo prefeito de Fortaleza eleito será do partido
22:34 | Nov. 09, 2023
Eudoro Santana, presidente estadual do PSB e pai do ministro Camilo Santana (PT), reforçou convite para que o senador Cid Gomes (PDT), juntamente de seus aliados, possam ingressar na sigla. A fala dele vem após parlamentares cidistas solicitarem e receberem cartas de anuência.
O presidente do PSB Ceará afirmou que considera Cid uma grande liderança para o projeto do grupo de Camilo e Elmano. Segundo Eudoro, o partido está aberto "com tapete" para o senador e demais nomes do PDT.
"Então nós estamos abertos com tapete e com tudo para ele vir com o pessoal dele para o PSB. Evidentemente que isso é uma decisão dele, mas eu acho que no PSB ele estará muito bem, terá todo o apoio do partido", afirmou ao O POVO nesta quinta-feira, 9.
Leia mais
Eudoro definiu a possível ida de Cid ao PSB como "fundamental" para a construção futura e continuação de alianças com o PT. Ele vê como difícil aproximação com o PDT encabeçado pelo ex-prefeito Roberto Cláudio e pelo ex-ministro Ciro Gomes.
"Trazer o pessoal para continuar apoiando o projeto, pode ser outro partido, eu tô colocando o PSB como um partido mais próximo, que ele já foi do partido, desde a base do partido que foi feita por ele, nós já fizemos 60 apoios em 120 municípios e todos têm a presença dele, ele fez o diretório. Então ele vai encontrar um partido que ele ajudou a reestruturar", declarou.
Eudoro Santana nega que tenha havido conversa com o senador sobre uma possível troca de partido, apesar do convite. Com o racha declarado no PDT, o presidente do PSB acredita que a volta de Cid ao partido é a melhor opção. Cid foi eleito governador do Ceará pela primeira vez, em 2006, pelo PSB.
"Porque eu não acredito que há condições, pelo ódio que está hoje, de o PDT continuar como está aí. Acho que o racha é fundamental e isso está sendo declarado. Agora, aonde vai, eu espero, pela ligação, afetividade, pelo fato de já ter sido do PSB, conhecer a estrutura, eu acho que é o melhor caminho", completou.
Leia mais
Coligação PDT e PSB: "Aqui não"
Sobre o desenho de uma possível aliança nacional e estaduais pensando nas eleições de 2024 entre PDT e PSB, Eudoro afirma que a direção é ligada a Pernambuco, mas não irá impactar no Ceará.
"A direção nacional é ligada a Pernambuco, tem grande influência, mas uma coisa é Pernambuco e outra é o Ceará. Eles podem apoiar (lá), mas aqui, não. Aqui nós vamos apoiar o projeto O Ceará cada vez mais forte, isso foi combinado com ele (Carlos Siqueira, presidente do PSB)", disse.
"Eu vim para o partido convidado, eu disse que tinha três princípios: primeiro era apoiar o governador Elmano, segundo é apoiar o projeto liderado pelo Camilo, Cid, Elmano e Evandro, e o terceiro era, nas coligações municipais, trabalhar com os partidos que estão do nosso lado. Então são três coisas fundamentais que nós vamos cumprir", completou.
Evandro no PSB?
Sobre o futuro de Evandro Leitão, com aval da Justiça para se desfiliar do PDT, Eudoro ainda acredita não ser fácil por ele ainda estar no partido, mas afirma que está agindo "sem forçar" e diz ter um "feeling".
"O Evandro, ligado ao PT, ligado ao governador, ele é do PDT ainda, isso não é uma coisa fácil. Nós estamos sem forçar, devagarinho, continuamos trabalhando para o melhor de Fortaleza", afirmou.
Ainda segundo o seu "feeling", Eudoro Santana disse que acredita ser o PSB o melhor caminho para Evandro, e que o prefeito de Fortaleza será eleito pelo partido.
"Achamos que o melhor para o PT, melhor para o nosso projeto é ele vir ao PSB. E o meu feeling é que também o prefeito de Fortaleza vai ser eleito pelo PSB", pontou.
Leia mais