Governador Elmano de Freitas envia projeto "Vaivém Livre" para Alece
Projeto oferece gratuidade nas passagens de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)O governador Elmano de Freitas (PT), enviou na noite desta quarta-feira, 8, o projeto de lei que institui o programa "VaiVém Livre" para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A proposta é oferecer gratuidade nos ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O texto foi enviado no mesmo dia que o projeto "Passe Livre", da gestão do prefeito de Fortaleza, José Sarto, foi aprovado na Câmara.
De acordo com projeto, o "Vaivém Livre" faz parte de medidas do Poder Público em garantir ao cidadão, "principalmente àqueles mais vulneráveis, o acesso a um sistema de transporte seguro, que permita o deslocamento de necessidades básicas".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O que o programa deve assegurar uma passagem de ida e uma passagem de volta nos deslocamentos entre os municípios da RMF com destino a Fortaleza. O texto ainda será votado na Alece e pode passar por alterações.
O projeto fez parte da promessas de campanha eleitoral ao governo do estado do Ceará de Elmano de Freitas, em 2022. Durante transmissão ao vivo, no último dia 1º, o governador assinou a proposta e afirmou que a iniciativa foi inspirada em uma diarista que, segundo ele, gastava 28 reais todos os dias, em passagens de ônibus em uma cidade da RMF até seu trabalho na Capital e o posterior retorno à casa.
“Estabelecemos que vamos criar um programa, chamado VaiVém Livre, para você (residente da Região Metropolitana) vir e voltar para Fortaleza sem pagar nada. Hoje, estou assinando a mensagem que será enviada à Assembleia Legislativa, para pedir a análise dos deputados e que eles possam debater a proposta, melhorá-la e garantir essa gratuidade”, afirmou à epoca.
O valor a ser investido para a implementação do programa e o número de beneficiados com o projeto não foram detalhados. Caso aprovado, o passe livre intermunicipal será oficializado por meio de Decreto.
O projeto segue a mesma linha do "Passe Livre", da Prefeitura de Fortaleza, que foi aprovado ontem na Câmara Municipal e irá fornecer passagens gratuitas a estudantes de Fortaleza, de segunda-feira a sexta-feira.