Camilo Santana confirma definição de candidatura do PT à prefeitura de Fortaleza apenas em 2024

Adiamento atende solicitação do governador Elmano de Freitas. Partido têm pelo nomes quatro pré-candidatos

09:58 | Nov. 07, 2023

Por: Thays Maria Salles
FORTALEZA-CE, BRASIL, 27-10-2023: Camilo Santana. Homenagem da Academia Cearense de Letras a Camilo Santana, Ministro da Educação, no Palácio da Luz. (Foto: Aurelio Alves/O Povo) (foto: AURÉLIO ALVES)

O Ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que o nome do PT para candidatura à Prefeitura de Fortaleza será definido apenas em 2024. A informação foi dada na última segunda-feira, 6, durante coletiva de imprensa em visita a Fortaleza. O adiamento da decisão atende pedido do governador Elmano de Freitas (PT) feito ao partido. A previsão é de que o nome seja lançado até março.

O PT municipal tem ao menos quatro nomes como pré-candidatos ao pleito: Luizianne Lins, deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza; Guilherme Sampaio, deputado estadual e presidente da sigla na Capital; Larissa Gaspar, deputada estadual; e Artur Bruno, ex-deputado estadual.

José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara, informou ao O POVO que o "diretório na capital cearense se reuniu, por sugestão do governador, e foi transferida a nossa decisão do PT de Fortaleza para março de 2024". Conforme o deputado, o objetivo é "garantir a unidade do PT e da base de sustentação política do governador Elmano, evidentemente respeitando as preferências de cada um".

Já o presidente da sigla em Fortaleza, deputado estadual Guilherme Sampaio, disse que "o essencial é aprofundar o diálogo para construir unidade e, no tempo justo, apresentarmos uma alternativa para nossa federação e aliados”.

Camilo esteve em Fortaleza para participar de duas reuniões na Universidade Federal do Ceará (UFC), uma com o Conselho Nacional de Educação (CNE) e outra com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que apresentou nova diretoria para gestão 2023-2024.

 

 

Com informações da repórter Isabelle Maciel