Dino afirma que Governo notificará Enel sobre falta de energia em São Paulo

A crise de energia ocorre devido a um forte temporal que atingiu o estado, deixando sete pessoas mortas

11:56 | Nov. 06, 2023

Por: Luíza Vieira
Flávio Dino (foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta segunda-feira, 6, que o Governo Federal notificará a concessionária de energia elétrica em São Paulo (Enel) acerca da falta de energia na cidade desde a última sexta-feira, 3. A crise de energia ocorre devido a um forte temporal que atingiu o estado, deixando sete pessoas mortas.

“O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, vai notificar a concessionária de energia elétrica em São Paulo para explicar a interrupção nos serviços essenciais. Outras iniciativas serão anunciadas pelo secretário Wadih Damous”, escreveu em sua conta oficial do X, antigo Twitter.

O prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB) informou que até a manhã desta segunda-feira, 6, 431 mil consumidores ainda estavam sem energia elétrica. O gestor reiterou que 12 escolas e 77 semáforos estão sem funcionar na capital devido a falta de energia. De acordo com Nunes, a Enel “não é da Prefeitura e é uma concessionária do Governo Federal”, regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Veja 

O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, vai notificar a concessionária de energia elétrica em São Paulo para explicar a interrupção nos serviços essenciais. Outras iniciativas serão anunciadas pelo secretário @wadih_damous

— Flávio Dino (@FlavioDino) November 6, 2023

De acordo com dados do governo estadual, as chuvas em São Paulo já deixaram sete pessoas mortas, as causas foram:

  • uma pessoa em Limeira atingida por um muro;
  • uma pessoa morta em Osasco após uma árvore cair sobre um carro;
  • uma pessoa atingida por destroços de um prédio, em Santo André;
  • duas pessoas em São Paulo após quedas de árvores
  • uma pessoa em Ilhabela em decorrência de um naufrágio.

A Defesa Civil registrou aproximadamente 100 desabamentos em todo o estado.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) utilizou sua conta oficial do X para lamentar a tragédia.

Veja 

Lamentamos profundamente a morte de seis pessoas que foram vítimas de quedas de árvores e muros em razão da tempestade da última noite. Todo o Estado de São Paulo sofreu com um evento climático extremo, marcado por chuva de grande intensidade e fortes rajadas de vento, sendo a…

— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) November 4, 2023

Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp