CMFor votará nesta sexta, 3, projeto que garante gratuidades a estudantes nos dias do Enem
Prefeito prometeu ainda reforçar a frota de ônibus nos dias 5 e 12 de novembro, domingos nos quais ocorrerão as provas do Exame Nacional do Ensino MédioO projeto que busca instituir gratuidades para estudantes no transporte público municipal nos dias das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, 5, e no próximo dia 12, será apreciado pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) nesta sexta-feira, 3 de novembro.
O presidente da CMFor, vereador Gardel Rolim (PDT), convocou sessão extraordinária para 9h30min, na sede do Legislativo. A convocação destaca a apreciação do Projeto de Lei Complementar Nº 48/2023, que “Autoriza o Poder Executivo a Assegurar nas datas de 5 e 12 de novembro de 2023 a gratuidade das tarifas do transporte coletivo aos estudantes que realizarão a prova do Enem".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O texto prevê que a gratuidade será válida entre 8h e 20h dos domingos de prova. Em princípio, todos os estudantes com carteira estudantil terão acesso ao benefício. De autoria do prefeito José Sarto (PDT), a matéria tramita em regime de urgência.
Leia mais
"A educação é a ferramenta mais eficiente para a redução de desigualdades e acesso a oportunidades. Queremos incentivar que todos os estudantes que sonham em ingressar no ensino superior tenham a chance de fazer o Enem", escreveu Sarto nas redes sociais.
O prefeito prometeu ainda reforçar a frota de ônibus nos dias supracitados. "Teremos, nestes dias, das 10h às 20 horas, 45 veículos extras, além dos 488 que já circulam regularmente", conclui.
O projeto enviado pela Prefeitura prevê ainda que a constatação de fraudes, adulterações ou utilizações indevidas do benefício de gratuidade acarretará ao titular do documento estudantil a aplicação da sanção de suspensão da identidade estudantil por seis meses.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente