Evento reunirá em Fortaleza deputados estaduais de todo o Brasil em novembro

26ª edição da conferência da Unale ocorre no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e debaterá as prerrogativas do Parlamento estadual

16:00 | Out. 31, 2023

Por: Redação O POVO
Assembleia Legislativa do Estado do Ceará tem responsablidade em prover os meios financeiros e materiais para o bom desempenho dos mandatos (foto: Divulgação/Assembleia Legislativa do Ceará)

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro será realizada a 26ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O evento ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará e terá como tema “As prerrogativas do Parlamento estadual”.

A conferência reunirá deputados estaduais de todas as Unidades da Federação para debates e trocas de conhecimentos e experiências de cada Legislativo, a fim de promover o aperfeiçoamento das casas parlamentares. O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, destacou a relevância do encontro.

Quer receber por Whatsapp as últimos notícias da política no Ceará e no Brasil? Acesse este link e entre no canal do O POVO sobre política cearense

“Mostraremos aos deputados e deputadas estaduais de todo o Brasil a nossa experiência à frente do Legislativo, transcendendo o papel central da nossa atividade, criando uma ambiência de mais proximidade e conexão com o povo cearense por meio dos serviços que a Alece oferta a todos e todas”, afirmou.

Em visita institucional ao O POVO, nesta terça-feira, 31, o deputado estadual Sergio Aguiar (PDT), secretário da Unale no Ceará e presidente da comissão organizadora da 26ª Conferência, explicou a importância do momento.

"Nossa situação (dos deputados estaduais) é complicada, estamos no meio da sanfona. O vereador legisla tudo da porta de casa pra fora ou até mesmo de dentro de casa. O congressista tem imensidão de áreas para fazer sua legislação. Já o deputado estadual fica nesse meio", argumentou, destacando a tentativa de debate para garantir maior atuação nas Assembleias.

Sérgio Aguiar enfatizou que outros temas serão debatidos na conferência da Unale, tais como Meio Ambiente e Educação, destacando a presença de ministros do Governo Federal.

"Temas que estão muito em voga, como as mudanças climáticas, meio ambiente e outras fontes de energia sustentáveis. A ministra Marina (Silva) vai estar participando, a ministra da Ciência e Teconologia (Luciana Santos) também vai estar conosco. E também vamos ter temas voltados para as escolas, o ministro Camilo Santana (Educação) vai estar presente", disse.

"Um tema ao qual nós parlamentares estaduais somos afeitos é o da segurança nas escolas. Estamos trazendo pessoas nessa área que é uma na qual nós podemos legislar. Podemos tirar daí uma grande ideia que o Ceará ainda não tenha para que possamos discutir", acrescentou.

O deputado estadual de Pernambuco e presidente da Unale, Diogo Moraes (PSB), explica que a importância da Conferência deste ano. “O País está passando por muitas mudanças e os parlamentos precisam acompanhar essas transformações. Por isso, vamos dialogar com juristas, convidados, ex-senadores e ministros, para reunir as mais diversas ideias, reforçar nossas prerrogativas. Estamos de braços abertos para receber cada um que irá comparecer à nossa Conferência”.

Programação e temáticas

Na edição deste ano, a Conferência pauta temáticas relevantes para o Legislativo e para a sociedade de uma forma geral, como as prerrogativas legislativas, mudanças climáticas, meio ambiente e energias renováveis, políticas de segurança nas escolas, comunicação digital e inteligência artificial, entre outras.

Entre os palestrantes confirmados na 26ª Conferência da Unale estão a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o ministro da Educação, Camilo Santana e o senador cearense Cid Gomes.

Também participam dos painéis do evento, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre, o diretor da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, a pesquisadora da Universidade de Campinas (Unicamp), Telma Vinha e o consultor do Senado Federal, João Trindade.

Durante o evento, a Alece apresentará ainda programas e iniciativas legislativas, compartilhando as experiências e boas práticas em diversas áreas para os representantes do Legislativo de diversas regiões do Brasil.

A Conferência conta ainda com eventos simultâneos de 14 entidades legislativas e um evento internacional exclusivo sobre paradiplomacia. Segundo Sérgio Aguiar, participarão da conferência representantes de legislativos de outros 30 países. 

Esta será a segunda vez que o Ceará recebe a Conferência, a primeira foi em 2008. O evento é uma realização da Unale e da Alece com apoio do Governo do Estado.

Serviço

26ª Conferência Nacional da Unale
8, 9 e 10 de novembro de 2023
Centro de Eventos do Ceará
Programação e inscrições: https://unale2023.com.br/