Evandro Leitão pode sair do PDT sem perder mandato, decide TRE-CE

Relatório foi acatado por unanimidade

10:57 | Out. 30, 2023

Por: Carlos Holanda
FORTALEZA-CE BRASIL 05-10-2023 Evandro Leitão é cotado para disputar a Prefeitura de Fortaleza. (Foto: Joao Filho Tavares / O Povo) (foto: JoaoFilho Tavares)

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) julgou procedente o pedido de desfiliação do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PDT), para deixar o PDT sem a pena de perder o mandato. A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira, 30. Todos os membros da Corte eleitoral cearense acompanharam o relator do processo, Francisco Érico Carvalho Silveira

A defesa de Evandro sustentou que a causa da saída é justa, vez que ele teria sido perseguido por membros da executiva nacional e estadual do PDT, no contexto da disputa eleitoral de 2022.

Evandro foi o segundo candidato mais votado à Alece, ainda que, segundo ele, sem ter recebido repasses do Fundo Eleitoral. Foi com base no argumento de "preconceito" que ele alegou na Justiça que sua saída teria justa causa.

Ele teve 113,8 mil votos, o equivalente a 2,24% dos votos válidos. Ficou atrás somente do bolsonarista Carmelo Neto (PL), com 118,6 mil votos, ou 2,33% dos votos válidos.

Evandro é um dos pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza, com vozes ligadas ao ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e ao governador Elmano de Freitas (PT), realizando defesa aberta de seu nome para a disputa. São os casos dos deputados estaduais De Assis Diniz (PT), do grupo do deputado federal José Guimarães, e de Júlio César Filho (PT), ligado a Camilo. Ambos já fizeram convite para que o presidente da Assembleia se filie ao PT.   

O PDT é o partido de José Sarto, atual prefeito da Capital que deve disputar a reeleição. Fator que dificultaria os planos da frente liderada por Camilo, Elmano e também pelo senador Cid Gomes. Publicamente, Cid manifesta o desejo de que PT e as forças que lidera, hoje no PDT, possam sair juntas  na campanha rumo ao Paço Municipal. 

Questionado pela reportagem do O POVO sobre qual deverá ser o futuro partidário, Evandro respondeu de modo resumido: "vamos refletir antes de qualquer decisão." O deputado ainda disse "não" ao ser indagado sobre se a reflexão a que se referiu passa pela reunião desta segunda-feira, 30, na residência de Cid.