Cid e aliados estão no Rio de Janeiro para reunião sobre disputa no PDT Ceará
A reunião que define o próximo cenário do PDT cearense começou às 14 horas; Há expectativa de que a Nacional intervenha no Ceará
15:04 | Out. 27, 2023
O presidente do PDT Ceará e senador, Cid Gomes (PDT), está no Rio de Janeiro com um grupo de deputados estaduais e federais aliados para a reunião que definirá o próximo desdobramento da disputa sobre o comando do partido no Estado, nesta sexta-feira, 27. Eles estão de um lado; na linha de frente do outro, estão o presidente nacional em exercício André Figueiredo, o ex-ministro Ciro Gomes, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e o prefeito da Capital José Sarto.
Cid e partidários de sua tese, de reaproximação com o PT, almoçaram no Café Hotel Pestana Copacabana, às 14 horas, e seguiram para o local do encontro, na sede do PDT no Rio de Janeiro. Os liderados de Figueiredo também chegaram à cidade.
Entenda por que André destituiu Cid e retomou comando do PDT no Ceará
Em discussão, está a posição que deve prevalecer no PDT do Ceará. O lado de Cid defende que o PDT deve apoiar em termos oficiais o governador Elmano de Freitas (PT), numa repactuação de forças com os petistas que também teria reflexos na disputa eleitoral de 2024, pela Prefeitura de Fortaleza e demais municípios. A concretização deste cenário poderia fazer Sarto submergir como candidato à reeleição.
Leia mais
Cid e André tinham feito acordo segundo o qual o deputado federal se licenciaria para que Cid, por seis meses, ocupasse a presidência de modo interino. André, porém, mudou de opinião e retomou o comando do partido, destituindo Cid e fechando margens para que o impasse pudesse ser resolvido via diálogo.
André disse ao colunista Carlos Mazza, do O POVO, que optou por retornar ao comando partidário porque Cid não estava cumprindo acordos firmados entre ambos. Nova votação do diretório estadual recolocou Cid na presidência no último dia 16. A validade do pleito foi confirmada dia 18.
Veja quem são os 'cidistas' no Rio de Janeiro
Deputados federais
Mauro Filho
Leônidas Cristino
Eduardo Bismarck
Deputados estaduais
Romeu Aldigueri
Jeová Mota
Salmito Filho
Osmar Baquit
Marcos Sobreira
Guilherme Landim
Guilherme Bismarck
Prefeitos
Marcelo Mota (Tamboril)
Edinardo Filho (Forquilha)
Cirilo Pimenta (Quixadá)