Maria Luiza Fontenele recebe diploma Mulher-Cidadã no Congresso

Ex-prefeita de Fortaleza recebeu diploma que homenageia mulheres que atuam na luta pela igualdade de gênero no país

A ex-prefeita de Fortaleza Maria Luiza Fontenele, recebeu nesta quarta-feira, 25, o diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, em sessão solene no Congresso Nacional. O prêmio foi entregue pela deputada federal Luizianne Lins (PT) e pelo deputado federal José Guimarães (PT).

O diploma celebra mulheres que tenham contribuído na luta pelo direito feminino, assim como nas questões de gênero e a influência no pleno exercício da cidadania. Maria Luiza foi indicada a premiação pela também ex-prefeita da capital Luizianne Lins, e após votação na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (Cmulher), foi escolhida entre as 13 indicadas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em discurso, Maria Luiza agradeceu a Luizianne Lins, a sua assessoria, aos presentes, e a caravana do Ceará que viajou até Brasília para a ocasião. A ex-prefeita também criticou o capitalismo e disse que dedica sua vida a um projeto de mudança no mundo.

“Enquanto a Câmara e demais poderes mantém a estrutura do capital, no meu caso, como mulher homenageada, tenho dedicado minha vida, não só contra a violência e a discriminação da mulher e de mais seres humanos, mas a um projeto para mudar o mundo e o sistema capitalista”, ressaltou.

A ex-gestora ainda afirmou que as mulheres vivem um momento histórico, com a "crise do patriarcado" na sociedade.

“Essa é a sociedade do macho, branco, ocidental. O valor é o homem. E, agora, esse sistema entra em colapso, o patriarcado entra em crise, e tem que ser superado. Chegou a hora de nós, mulheres, comandarmos o mundo e construirmos uma nova história”, completou.

Luizianne Lins também discursou e homenageou Maria Luiza, além de destacar a alegria em poder homenagear as cinco mulheres escolhidas para receber o diploma. “É com imensa alegria e gratidão que nos reunimos hoje para celebrar e reconhecer a vida dessas mulheres que fazem parte da nossa história de luta por emancipação e direitos”, disse.

“E dentre essas mulheres, temos a honra de homenagear uma voz incansável na defesa da igualdade de gênero, uma mulher nordestina, cearense, que ainda na década de 70 acreditou na capacidade e na força da mulher como agente de cultura e transformação da sociedade”, finalizou.

O governador Elmano de Freitas (PT), o deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE), a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), e a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), estiveram presentes e posaram ao lado de Maria Luiza.

Além de Maria Luiza, foram homenageadas com o diploma, a ex-ministra do STF, Rosa Weber; a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; a economista e empresária, Flávia Gonzaga Costa Chagas; e a advogada e militante do movimento feminista, Leila de Andrade Linhas Bardest.

A trajetória de Maria Luíza

A ex-gestora e professora foi a primeira mulher eleita à prefeitura de uma capital no Brasil, quando ganhou o pleito municipal de Fortaleza em 1985, pelo Partido dos Trabalhadores. Também foi deputada estadual pelo MDB/PMDB (1979-1985) e deputada federal pelo PSTU.

Na atuação pelo direito das mulheres, Maria Luiza participou da criação do curso de Ciências Sociais na Universidade de Fortaleza (Unifor), e coordenou o Núcleo de Documentação e Informação sobre a Mulher (Nedim). A professora também fundou a União das Mulheres Cearenses da Associação dos Sociólogos do Estado do Ceará e da CUT, e participou de movimento de combate à violência contra a mulher na região do Cariri.

 

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Maria Luiza Fontenele luizianne lins Elmano de Freitas premiação homenagem

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar