Pedetistas cearenses divergem sobre possível resultado de reunião da executiva nacional
Parlamentares do PDT irão se reunir na próxima sexta-feira, 27, no Rio, para discutir crise sigla no Ceará. André Figueiredo e Cid Gomes travam batalha pelo comando do partido
10:02 | Out. 26, 2023
A reunião da Executiva nacional do PDT será realizada na próxima sexta-feira, 27, no Rio, e as expectativas para o encontro são divergentes entre os parlamentares cearenses. Encontro definirá o futuro da sigla no Ceará, que enfrenta crise diante da batalha entre o deputado federal André Figueiredo e o senador Cid Gomes pelo comando do partido.
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Gardel Rolim (PDT), não comparecerá à reunião da sigla, mas diz torcer por uma resolução definitiva para a crise no partido. Segundo o vereador, a prioridade da legenda deve estar nos trabalhos para as eleições de 2024.
Leia mais
Para isso, Rolim fala da necessidade de defender "um ambiente de paz". "Estou na torcida para que a gente encontre um entendimento e possa superar tudo isso a fim de fortalecer o PDT para as eleições, que já estão próximas”, afirmou o presidente da CMFor nesta quarta-feira, 25, durante inauguração da Procuradoria Especial da Mulher na Casa legislativa.
Já a deputada estadual Lia Gomes (PDT) afirmou que não tem boas expectativas para a reunião do partido. Ela se mostrou desanimada e afirmou que partidos não deveriam ter dono.
"O histórico que vemos no Brasil é de que quase todas as legendas têm dono. Não se respeitam muito. Não se respeita os trâmites democráticos dentro do partido. Não respeitam muito a própria democracia", comentou.
Alinhada ao irmão Cid Gomes, ela toma um posicionamento apresentado anteriormente pelo senador. "Partido não pode ter dono, o partido tem que ser composto pelos filiados e representar a maioria", comentou Cid após conseguir duas decisões favoráveis na Justiça revertendo a desabilitação do diretório em mais um embate com a ala liderada pelo deputado André Figueiredo.
O encontro nacional do PDT foi convocado por Figueiredo, presidente nacional interino do partido . A expectativa é de que haja intervenção nacional do partido no diretório estadual, em meio à disputa pelo comando da legenda no Ceará entre os grupos do senador Cid Gomes e do deputado federal André Figueiredo.
A sigla no Estado vem passando por sequentes embates entre seus membros, com foco na presidência do partido no Estado. Cid Gomes estava presidindo o diretório estadual após acordo com André Figueiredo, mas após insatisfação com a condução dada pelo senador, Figueiredo decidiu retomar a presidência da legenda no Ceará.
O fato levou à convocação de novas eleições para a executiva estadual, em que Cid ganhou, mas o pleito foi suspenso após a Justiça deferir o pedido de Figueiredo, que depois acabou anulado, em nova reviravolta jurídica que tensiona a legenda.
A reunião está prevista para a sexta-feira, 27 de outubro, às 14 horas. O encontro será na sede nacional da Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini, no Rio, mas terá participação via Zoom para pedetistas de todo o Brasil.
Apoio a reeleição e Sarto
Diante da crise vivida no partido, Gardel Rolim afirmou que “no momento oportuno” pretende apoiar a candidatura à reeleição do prefeito José Sarto (PDT).
Além disso, o seu foco será na formulação da chapa de vereadores do partido. “Obviamente a minha responsabilidade é com Fortaleza. Estou muito focado em ajudar a organizar a chapa de vereadores que disputará as eleições do ano que vem. Relativo à candidatura majoritária, eu vou defender a candidatura do prefeito Sarto”, finalizou.
Leia mais