Lula demite presidente da Caixa após pressão do centrão e nomeia indicado de Lira

Carlos Fernandes ocupou funções no governo Dilma, também como indicação do Centrão

14:27 | Out. 25, 2023

Por: Carlos Holanda
LULA e Arthur Lira (foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou nesta quarta-feira, 25, Rita Serrano da Presidência da Caixa Econômica Federal, a quem agradeceu pelos serviços prestados. Assume a função Carlos Antônio Vieira Fernandes

A indicação dele atende a anseios do centrão. Servidor de carreira do banco público, Fernandes foi indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), desejoso de mais espaços no Governo Federal.

Fernandes ocupou a secretaria-executiva do Ministério das Cidades no primeiro mandato de Dilma Rousseff. À época, o titular da pasta era o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), aliado de Lira.

Ele ocupou mesma função no Ministério da Integração Nacional e já chegou até mesmo a dirigir interinamente as duas pastas. Em 2016, com as articulações do impeachment de Dilma em marcha, ele foi exonerado.

"Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio", destacou a Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom) em nota pública.

Na gestão de Serrano, diz a nota, foram inauguradas 74 salas de atendimento em municípios de todas as regiões do País, "cumprindo um compromisso de campanha". Sobre o novo dirigente, a comunicação do governo Lula afirma que ele continuará o trabalho de oferta de crédito e de fomento a políticas públicas sociais, culturais e esportivas.

Íntegra da nota

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu hoje com a Presidenta da Caixa Ecônomica Federal Rita Serrano e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo. Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio. Na gestão de Serrano foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha.
O governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco, dando continuidade e ao trabalho da Caixa Ecônomica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas.
Secretaria de Imprensa- SECOM