Lula e Lira voltam ao trabalho em meio a pressão no governo por cargos

Petista se recuperava de cirurgia, enquanto deputado estava no exterior

Os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), devem voltar às rotinas oficiais em momento relevante na relação entre o Executivo e Legislativo. Os 513 deputados devem apreciar em plenário matéria com transformações na cobrança de impostos sobre fundos exclusivos no Brasil e sobre as offshores, estas no exterior.

A matéria impacta os superricos brasileiros e é meio de equipe econômica liderada pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda) elevar a arrecadação e zerar o défict nas contas públicas. Lula retorna às atribuições presidenciais um mês após cirurgias — no quadril e nos olhos. Ele não despachava do Palácio do Planalto, prédio de expediente da Presidência da República, desde o dia 28 de setembro. Já Lira estava em viagem à Ásia.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Quer receber por Whatsapp as últimos notícias da política no Ceará e no Brasil? Acesse este link e entre no canal do O POVO sobre política cearense

Parlamentares têm pressionado o governo por cargos como os da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e da Caixa Econômica, razão pela qual algumas votações tidas como importantes para o governo têm atrasado. O comando do órgão vinculado ao Ministério da Saúde é disputado por lideranças do PSD, Republicanos e União Brasil.

O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (Republicanos-SP), tentou colocar a matéria em votação, mas Lira teria atuado do exterior para que o texto fosse votado somente após seu retorno.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar