Camilo se manifesta sobre ataque em escola de São Paulo: "Profundamente lamentável"
Na manhã desta segunda-feira, 23, um aluno de 15 anos da escola Escola Estadual Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo, entrou armado no colégio e efetuou disparos contra os presentes no local. Uma aluna morreu e outras três pessoas ficaram feridas
21:25 | Out. 23, 2023
O ministro da Educação, Camilo Santana, utilizou sua conta oficial do X, antigo Twitter, para se manifestar acerca do ataque a tiros à Escola Estadual Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo, nesta segunda-feira, 23. A tragédia deixou uma estudante morta e três feridos.
“Meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas desse episódio de violência na Escola Estadual Sapopemba, na zona leste de São Paulo. Um fato profundamente lamentável, inaceitável, que entristece a todos nós”, escreveu.
Confira
Meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas desse episódio de violência na Escola Estadual Sapopemba, zona leste de São Paulo. Um fato profundamente lamentável, inaceitável, que entristece a todos nós.
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) October 23, 2023
Além do ministro, outros políticos também utilizaram as redes sociais para se manifestar sobre o caso, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista lamentou o episódio, afirmando que recebeu a notícia “com muita tristeza” e se solidarizou com os familiares da jovem assassinada e dos alunos feridos.
“Recebi com muita tristeza a notícia do ataque na Escola Estadual Sapopemba, Zona Leste de São Paulo. Meus sentimentos aos familiares da jovem assassinada e dos estudantes feridos. Não podemos normalizar armas acessíveis para jovens na nossa sociedade e tragédias como essas", escreveu o presidente no X.
Veja
Nada disso procede. A viagem, que é dos ministros, foi adiada porque recebo na quarta-feira o governador @EduardoLeite_, para discutir o apoio ao estado e seria deselegante os ministros visitarem o estado com o governador gaúcho em Brasília. O governo federal segue acompanhando a… https://t.co/9bjgpEViyw
— Lula (@LulaOficial) September 26, 2023
Depois da postagem sobre o ataque, Lula participou remotamente da solenidade de entrega de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida. Na ocasião, o presidente fez um apelo pelo fim da violência contra crianças e adolescentes.
"Ainda ontem, em São Paulo, houve uma morte de uma criança com uma arma do próprio pai, sabe, isso não é possível. Eu estou vendo a quantidade de crianças que foram mortas na Palestina, lá em Gaza, que foram mortas em Israel. Não é possível. Não é possível. Nós estamos matando o futuro da humanidade, nós estamos matando o futuro do nosso país. Isso é falta de estabilidade psicológica, de estabilidade salarial, de estabilidade na educação", afirmou durante o pronunciamento.
Outros políticos que se manifestaram acerca do caso
O vice-presidente Geraldo Alckmin publicou em suas redes sociais: "Nossa solidariedade e orações aos atingidos pelo ataque na Escola Estadual Sapopemba, na zona leste de São Paulo, que levou ao óbito de uma estudante e deixou ferimentos em outras três. Lamento mais este episódio inaceitável num espaço de educação e convívio social. Nossos sentimentos aos pais, familiares e à comunidade escolar neste momento de profunda dor."
Veja
Nossa solidariedade e orações aos atingidos pelo ataque na Escola Estadual Sapopemba, na zona leste de São Paulo, que levou ao óbito de uma estudante e deixou ferimentos em outras três. Lamento mais este episódio inaceitável num espaço de educação e convívio social. Nossos…
— Geraldo Alckmin