PL definirá candidato à Prefeitura de Fortaleza por meio de pesquisa
Informação foi confirmada pela assessoria do presidente da legenda, Valdemar Costa Neto. Sondagem deve ser realizada entre o fim de 2023 e o início de 2024O candidato do PL à Prefeitura de Fortaleza será definido por meio de pesquisas, confirma o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto. O deputado federal André Fernandes (PL), e o deputado estadual Carmelo Neto (PL) disputam o posto.
O POVO entrou em contato com a assessoria de Valdemar, que confirmou à reportagem o uso da pesquisa interna como metodologia de escolha da candidatura a ser aplicada.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A informação havia sido confidenciada ao O POVO durante a passagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por Fortaleza no fim de setembro. Antes da confirmação, Bolsonaro, quando questionado, disse: “Pergunta para eles”, se referindo a Fernandes e Carmelo.
Embora André Fernandes tenha se colocado como pré-candidato em junho, com o aval de Bolsonaro e Valdemar, de acordo com o próprio parlamentar, a decisão sobre a candidatura do partido na capital cearense virá com o nome mais bem colocado em pesquisa, a ser feita entre o fim de 2023 e início de 2024.
Fernandes havia contrariado esta versão dizendo que a definição não seria por meio de pesquisa, mas sim com uma decisão do diretório municipal do PL em Fortaleza, no qual ele é presidente da comissão provisória. Na Marcha contra o aborto, realizada este mês, ele foi chamado de “prefeito” por vários apoiadores.
Já Carmelo sempre reiterou a pesquisa como decisiva para a escolha do nome. O deputado estadual participou do mesmo evento em Fortaleza contra o aborto e publicou um vídeo nas redes sociais na mesma linha do correligionário, com apoiadores também se referindo a ele como "prefeito". O vídeo foi respostado pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto.