Prefeito de Cedro sofre ameaça de morte em nova pichação nazista

Cemitério da cidade foi alvo de vandalismo neonazista na madrugada do último sábado, 14; Polícia Civil do Estado do Ceará investiga os crimes

O prefeito do Cedro, Joãozinho de Titico (PDT), foi alvo de ameaça de morte por meio de novas pichações nazistas feitas em uma obra pública da cidade no último domingo, 15. O caso ocorreu um dia após o cemitério do município ter sido vandalizado com expressões e símbolos utilizados pelo partido nazista na Segunda Guerra Mundial.

“Joãozinho tem que morrer”, dizia a pichação referente à ameaça de morte do prefeito. Críticas sobre a atual gestão, como “governo lixo”, também foram acompanhadas com suásticas desenhadas. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia da Polícia Civil em Iguatu.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Joãozinho afirmou que está recebendo apoio de autoridades do Estado. Ele explica que já contatou, diretamente, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio. Titico também disse que conversou com a senadora Augusta Brito (PT) sobre o caso.

O POVO tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação da SSPDS e com a Delegacia Municipal de Cedro sobre os dois casos envolvendo o município, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Vandalismo nazista em Cedro

No último sábado, 14, um cemitério de Cedro foi pichado com símbolos e frases utilizadas pelo partido nazista. Imagens de gesso e santos foram vandalizados com suásticas e com a saudação “Heil”, utilizada por Adolf Hitler.

Em nota, a SSPDS disse que a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) está à frente das investigações sobre o caso.

Legislação brasileira

Segundo a legislação brasileira, apologia ao nazismo é crime. A condenação varia de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.

Denúncias

A SSPDS reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações, com sigilo e anonimato garantidos.
Disque-Denúncia: 181
WhatsApp da SSPDS: (85) 3101 0181
Delegacia Municipal de Cedro: (88) 3564 0194

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

interior ceara Cedro nazismo crime joãozinho do titico

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar