Prefeito de Cedro sofre ameaça de morte em nova pichação nazista

Cemitério da cidade foi alvo de vandalismo neonazista na madrugada do último sábado, 14; Polícia Civil do Estado do Ceará investiga os crimes

18:12 | Out. 16, 2023

Por: Révinna Nobre
Prefeito pública pronunciamento nas redes sociais acerca da ameaça de morte sofrida. (foto: Reprodução Instagram/Joãozinho de Titico)

O prefeito do Cedro, Joãozinho de Titico (PDT), foi alvo de ameaça de morte por meio de novas pichações nazistas feitas em uma obra pública da cidade no último domingo, 15. O caso ocorreu um dia após o cemitério do município ter sido vandalizado com expressões e símbolos utilizados pelo partido nazista na Segunda Guerra Mundial.

“Joãozinho tem que morrer”, dizia a pichação referente à ameaça de morte do prefeito. Críticas sobre a atual gestão, como “governo lixo”, também foram acompanhadas com suásticas desenhadas. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia da Polícia Civil em Iguatu.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Joãozinho afirmou que está recebendo apoio de autoridades do Estado. Ele explica que já contatou, diretamente, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio. Titico também disse que conversou com a senadora Augusta Brito (PT) sobre o caso.

O POVO tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação da SSPDS e com a Delegacia Municipal de Cedro sobre os dois casos envolvendo o município, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Vandalismo nazista em Cedro

No último sábado, 14, um cemitério de Cedro foi pichado com símbolos e frases utilizadas pelo partido nazista. Imagens de gesso e santos foram vandalizados com suásticas e com a saudação “Heil”, utilizada por Adolf Hitler.

Em nota, a SSPDS disse que a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) está à frente das investigações sobre o caso.

Legislação brasileira

Segundo a legislação brasileira, apologia ao nazismo é crime. A condenação varia de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.

Denúncias

A SSPDS reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações, com sigilo e anonimato garantidos.
Disque-Denúncia: 181
WhatsApp da SSPDS: (85) 3101 0181
Delegacia Municipal de Cedro: (88) 3564 0194