TJCE desenvolve robô para auxiliar na aplicação da política antimanicomial do Judiciário

A inteligência artificial foi desenvolvida pelo Laboratório de Inovação (Labluz) do TJCE

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) apresentou na última terça-feira, 10, o robô “Lúcido”, que será responsável por auxiliar o trabalho do magistério na promoção da política antimanicomial. A ferramenta foi exibida para o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF), no Dia Internacional da Saúde Mental.

A inteligência artificial foi desenvolvida com base nas normas da Política Antimanicomial do Poder Judiciário, disponíveis no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Welkey Costa, coordenador do Laboratório de Inovação (Labluz) do TJCE, responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, explicou que além dos normativos nacionais e internacionais, o órgão incluiu no robô as “publicações do Tribunal de Justiça do Ceará para adequar à nossa realidade”.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O supervisor do GMF, desembargador Eduardo Scorsafava, afirmou que além da funcionalidade do robô para o magistério, a tecnologia também impactará a sociedade “que poderá conhecer a política antimanicomial que está sendo implementada no país”.

Conheça a Política Antimanicomial

Em fevereiro deste ano, o CNJ instituiu a Política Antimanicomial do Poder Judiciário, que adéqua o Poder às normas nacionais e internacionais referentes à temática. A política tem relação com a garantia dos direitos das pessoas em sofrimento mental ou com deficiência psicossocial em conflito com a lei.

Isso significa na prática, que caso uma pessoa em sofrimento mental esteja passando pelo ciclo penal, o Poder Judiciário terá que garantir o tratamento do problema de saúde durante todo o período.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Tribunal de Justiça (TJCE) Inteligênca Artificial

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar