Cid faz notificação extrajudicial e pede esclarecimentos de decisão do PDT

O senador se diz "surpreso" e exige com urgência prestação de esclarecimentos para saber das razões que levaram a decisão que definiu o Diretório Estadual como inativo

O senador Cid Gomes (PDT) apresentou nesta sexta-feira, 6, notificação extrajudicial a Manoel Dias, secretário da Executiva Nacional do PDT para esclarecer as razões que levaram à alteração nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que atribuiu o status de inativo ao Diretório Estadual do partido no Ceará.

Em nota, Cid se diz surpreendido com a notícia de que o Diretório foi considerado “inativo por decisão do partido” na quinta-feira, 5. Com isso, o senador solicita com urgência a prestação de esclarecimentos sobre a decisão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As exigências também pedem apresentação de cópia integral de qualquer documento que tenha fundamentado a ação pede a correção urgente das informações junto a Justiça Eleitoral.

“A fim de permitir o livre e regular exercício da atividade partidária, direito constitucionalmente assegurado ao ora notificante e aos demais membros partidários”, declara em nota.

Cid ressalta que o Diretório Estadual do PDT tem vigência até o dia 31 de dezembro e está em plena atividade partidária. O senador assumiu interinamente com a promessa de apoiar a reeleição de André Figueiredo ao cargo ao fim do atual mandato.

Quer receber por Whatsapp as últimos notícias da política no Ceará e no Brasil? Acesse este link e entre no canal do O POVO sobre política cearense

PDT Nacional anula convocação de Cid Gomes

Na manhã desta sexta, 6, o PDT Nacional instituiu uma comissão provisória de 12 membros que assumirá provisoriamente as funções de do núcleo no Estado. Com esta decisão, a convocação de Cid para uma nova eleição de Executiva teria perdido a validade.

O presidente nacional do partido, André Figueiredo, que destituiu Cid do comando da sigla, foi eleito presidente do diretório estadual em convenção realizada no dia 5 de outubro de 2019, recém-completada quatro anos. Com isso, aliados de Cid foram notificados pela Justiça Eleitoral que apontava validade expirada no atual diretório e os membros em situação de "inativos".

Com a mudança, a pedetista Cristhina Brasil – presidente da Ação da Mulher Trabalhista do PDT-CE e aliada do grupo de André Figueiredo e do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) – foi instituída no comando local do partido em caráter provisório, com o ex-senador Flávio Torres na vice.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cid gomes pdt pdt ceara pdt estadual andre figueiredo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar