Grupo de Cid convoca diretório do PDT para eleger nova direção e tirar André do comando

A convocação tem 49 assinaturas entre os 84 membros do diretório estadual

10:05 | Out. 06, 2023

Por: Érico Firmo
CID GOMES ao lado de aliados. Uns saíram do PDT, outros aguardam (foto: AURÉLIO ALVES)

ATUALIZAÇÃO | PDT Nacional instaura comissão provisória no Ceará e anula convocação de Cid

O grupo do senador Cid Gomes convocou nesta sexta-feira, 6, reunião do diretório do PDT no Ceará, com objetivo de eleger uma nova executiva estadual. A intenção é substituir a atual direção, comandada pelo deputado federal André Figueiredo, que acumula a presidência estadual e nacional.

A convocação tem 49 assinaturas entre os 84 membros do diretório estadual.

A reunião está convocada para 16 de outubro, segunda-feira, às 15 horas, na sede do partido. A convocação prevê que membros do diretório interessados em se candidatar podem apresentar candidatura, numa chapa, até o momento da abertura dos trabalhos no dia 16.

A convocação foi publicada no O POVO desta sexta-feira, na página 24.

Quem assina a convocação

A lista de signatários é puxada pelo senador Cid Gomes. Assinam também quatro deputados federais dos cinco da bancada. Inclusive Mauro Filho, um dos pedetistas mais próximos a Ciro Gomes, que apoia André Figueiredo contra o irmão, Cid. Seguem-se os deputados federais Eduardo Bismarck, Idilvan Alencar e Leônidas Cristino, além de Robério Monteiro, deputado federal do Estado e secretário dos Recursos Hídricos do governo Elmano de Freitas (PT).

Os dois outros secretários pedetistas também aparecem: Salmito Filho, do Desenvolvimento Econômico, e Oriel Nunes Filho, secretário da Pesca e Aquicultura. Ambos são deputados estaduais licenciados.

Também assinam os deputados estaduais Antonio Granja, Marcos SobreiraRomeu AldigueriGuilherme LandimOsmar BaquitSergio AguiarEvandro Leitão, este último que anunciou estar de saída da legenda.

Outros que assinam a convocação são Tin Gomes, presidente da Ceasa no governo Elmano, os prefeitos Cirilo Pimenta, de Quixeramobim, e Frank Gomes Freitas, de Itaiçaba, o vice-prefeito André Barreto, de Crato, o vereador de Fortaleza Júlio Brizzi, e os ex-secretários Arialdo PinhoAntonio Balhmann. Estes dois últimos que também são, ou eram, próximos a Ciro Gomes.

Também estão na relação o ex-deputado federal Ariosto HolandaCarlos Veneranda, vice-prefeito de Fortaleza no primeiro mandato de Luizianne Lins (PT) como prefeita (2005-2008).

Entenda a briga no PDT

2022 - Um grupo do PDT, liderado por Ciro Gomes, defendeu a candidatura de Roberto Cláudio a governador do Ceará. Outra ala defendia o apoio a Izolda Cela, que assumiu o Governo do Estado com a desincompatibilização de Camilo Santana (PT) e pretendia concorrer à reeleição. Cid Gomes era partidário de Izolda, mas, para não bater de frente com o irmão Ciro, decidiu se afastar. Roberto Cláudio foi escolhido em votação no diretório estadual. O PT decidiu, então, lançar Elmano de Freitas a governador, e recebeu apoio de parte do PDT. Cid Gomes se afastou da campanha para governador e fez atos em favor de Ciro para presidente e Camilo para senador.

Dezembro de 2022 - Discussões avançam sobre o partido apoiar ou não o governo Elmano de Freitas.

Maio de 2023 - Cid Gomes diz que pretende presidir PDT no Ceará.

Julho de 2023 - Cid e André chegam a acordo após semanas de impasse. André se licencia da presidência estadual e passa cargo para André, com compromisso de o senador apoiar a eleição de André para ser reconduzido ao comando no fim do ano.

Agosto de 2023 - Diretório estadual do PDT dá anuência para Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa, desfiliar-se da sigla sem perder mandato.

Setembro de 2023 - reunião no dia 29 termina em briga, com gritos, murro na mesa, denúncia de agressão e grupo do presidente nacional André Figueiredo se retirando em protesto.

Outubro de 2023 - Na segunda-feira, 2 de outubro, Figueiredo reassumiu a presidência estadual, cargo que havia passado para o senador Cid Gomes por acordo.

Podcast Jogo Político: