7 cearenses aparecem entre os mais influentes do Congresso e 3 estão em ascensão

Pesquisa Diap lista os 100 parlamentares mais influentes do Legislativo e os 50 em ascensão

Sete parlamentares cearenses aparecem na tradicional relação dos 100 "cabeças" do Congresso Nacional, formulada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). São seis deputados federais e um senador que aparecem em destaque na lista de mais influentes do Poder Legislativo.

Cearenses na lista dos "cabeças":

  • Senador Cid Gomes (PDT)
  • Deputado federal André Figueiredo (PDT)
  • Deputado federal Danilo Forte (União Brasil) - novidade
  • Deputado federal Eduardo Bismarck (PDT) - novidade
  • Deputado federal Eunício Oliveira (MDB) - novidade
  • Deputado federal José Guimarães (PT)
  • Deputado federal Mauro Filho (PDT) - novidade

Novos "cabeças"

Quatro dos parlamentares cearenses são novidades no levantamento: Danilo Forte, Eduardo Bismarck, Eunício Oliveira e Mauro Filho. Isso significa que eles não estavam no ano anterior, embora alguns já tenham aparecido em edições passadas. Eunício, por exemplo, já foi líder do então PMDB e até presidente do Congresso Nacional. No entanto, na edição anterior ele não aparecia, pois inclusive estava sem mandato — voltou a ser eleito em 2022.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Outro dos novos "cabeças", Eduardo Bismarck é coordenador da bancada cearense no Congresso.

LEIA TAMBÉM | Os mais influentes da bancada cearense, segundo os próprios parlamentares, em pesquisa do Anuário do Ceará

Veteranos

Entre os "cabeças" que se repetem da edição passada está o deputado federal José Guimarães (PT). Ele inclusive cresceu de status desde a última edição. Expoente da oposição até 2022, ele é hoje líder do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados.

Os outros dois que se repetem na lista em relação a 2022 são o deputado André Figueiredo e o senador Cid Gomes. Eles são, respectivamente, líderes do PDT na Câmara e no Senado.

Os dois, aliás, travam confronto pelo comando do PDT no Ceará. Na última segunda-feira, 2, André encerrou a licença e reassumiu a presidência estadual, da qual tinha se afastado por acordo para que Cid assumisse. Insatisfeito, o senador articula a convocação do diretório pedetista para destituir André e retomar o comando do partido.

Em ascensão

Além dos sete "cabeças" do Congresso na bancada cearense, há mais três deputados federais mencionados pelo Diap como "em ascensão". São eles: Domingos Neto (PSD), Luizianne Lins (PT) e Luiz Gastão (PSD). Os três cearenses são listados entre 50 nomes em ascensão no Congresso.

Luizianne é pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza, cargo que já ocupou por dois mandatos. 

Critérios

Segundo o Diap, a relação dos parlamentares mais influentes no Congresso Nacional é feita levando em conta a capacidade de conduzir debates, realizar articulação política, elaborar propostas, conduzir suas ideias e posições para o debate no Legislativo, assim como a repercussão na sociedade e tomada de decisões.

Os dados da pesquisa são referentes ao período de janeiro a setembro de 2023. Os deputados e senadores que estão com cargo no Poder Executivo não aparecem na lista.

Para o resultado da pesquisa deste ano foram analisados três fatores: alternância do poder na Presidência da República; reeleição dos presidentes das casas legislativas; e formação de federações partidárias.

Confira o resumo da pesquisa 

O Diap

O Diap foi criado há 39 anos e atua nos Poderes da República, com o papel de institucionalização das reivindicações da classe trabalhadora. O Departamento é constituído por 900 entidades sindicais. A pesquisa dos “cabeças” do Congresso Nacional é publicada anualmente desde 1994. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

parlamentares influentes bancada cearense congresso nacional

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar