MPCE recebe mais de 30 denúncias durante eleição do Conselho Tutelar

O levantamento com todas as denúncias no Estado deverá ser divulgado ao longo da semana

14:05 | Out. 03, 2023

Por: Isabelle Maciel
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 01-10-2023: Eleição para Conselho Tutelar no Cuca José Walter. (Foto: Samuel Setubal) (foto: Samuel Setubal)

O Ministério Público do Ceará (MPCE) abriu mais de 30 processos para investigação de denúncias referentes à eleição para o Conselho Tutelar em Fortaleza, realizada no último domingo 1º de outubro. Entre as acusações estão boca de urna, propaganda irregular, apoio político e abuso de poder religioso.

As denúncias devem ser encaminhadas para a Comissão Especial do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares de Fortaleza, que irá avaliar cada processo, respeitando o direito de ampla defesa dos acusados. Caso uma denúncia comprovada esteja ligada a um conselheiro eleito, a candidatura pode ser cassada. O levantamento com todas as denúncias no Ceará deverá ser divulgado ao longo da semana pelo MPCE.

O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (Comdica), Raimundo Gomes de Matos, explicou ao O POVO, que no dia da eleição o candidato não podia, por exemplo “promover café da manhã, almoço, conseguir três vans para levar os eleitores [ao local de votação]”.

Ainda de acordo com a presidente da Comissão Especial da Comdica, Lara Picanço, as etapas para a escolha dos novos conselheiros tutelares foram “muito tranquilas”, com alguns pré-candidatos indeferidos na prova objetiva e na análise de títulos.

A eleição

Fortaleza elegeu 60 conselheiros titulares e 60 suplentes. Os novos conselheiros irão passar por uma etapa de capacitação e devem tomar posse no dia 10 de janeiro de 2024. O mandato é até 2028.

O dia da eleição foi marcado por alto comparecimento e reclamações de longas filas e falta de mesários. Na região do Bom Jardim foi necessário a reinicialização de urnas. A apuração dos votos foi realizada no ginásio Paulo Sarasate e o resultado lido por Lara Picanço, presidente da Comissão Especial.

O resultado preliminar já está disponível e o oficial será publicado nesta terça-feira, 3