Há um ano, Elmano era eleito no 1º turno governador do Ceará; relembre

O então candidato ao governo do Estado obteve 54,02% dos votos válidos e superou Capitão Wagner (União) e Roberto Cláudio (PDT)

19:45 | Out. 02, 2023

Por: Guilherme Gonsalves
Com apoio de Camilo Santana, Elmano de Freitas foi eleito governador do Ceará no primeiro turno (foto: AURÉLIO ALVES)

Há exatamente um ano atrás, no dia 2 de outubro de 2022, Elmano de Freitas (PT) era eleito governador do Ceará ainda no primeiro turno, com 54,02% dos votos válidos, tendo mais de 2,8 milhões de eleitores.

<p><a href="https://whatsapp.com/channel/0029Va3G1JmGU3BKkggnkF3A" target="_blank">Clique aqui para seguir o canal de Política do <strong>O POVO</strong> no WhatsApp</a></p>

Surgindo como elemento surpresa dentro do PT após o racha no PDT que culminou na quebra de aliança entre os partidos, Elmano contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do então governador Camilo Santana (PT) para crescer de forma rápida e vencer na primeira etapa da disputa de forma surpreendente.

Relembre como foi a corrida de Elmano para ser eleito governador

Após o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), vencer a então governadora Izolda Cela (hoje sem partido) nas votações internas do PDT, por 55 votos a 29, o PT de Camilo, forte apoiador de Izolda para ser candidatar, rompeu aliança com a sigla.

O acordo inicial era para que o PDT lançasse candidato ao governo, enquanto o PT apresentaria o nome para concorrer à vaga no Senado, que já tinha como pré-candidato Camilo Santana. Porém, o nome de Izolda era o que mais agradava grande parte do PT e de lideranças da base governista.

Com o rompimento, o PT decidiu lançar candidatura própria e o nome escolhido por Camilo, com aval de Lula, foi de Elmano. À época deputado estadual, ele já havia sido secretário de Educação na gestão de Luizianne Lins (PT), ficado em segundo lugar para a Prefeitura de Fortaleza em 2012, perdendo para Roberto Cláudio. Em 2020, ficou na quarta colocação na disputa para prefeito de Caucaia. Para compor a chapa, Jade Romero (MDB) foi escolhida como vice-governadora por indicação do hoje deputado federal Eunício de Oliveira (MDB).

Elmano enfrentou na disputa, além de RC, o então deputado federal Capitão Wagner (União), nome apoiado pela direita e bolsonaristas.

Virada surpreendente

No início da campanha, Elmano aparecia, nas primeiras pesquisas, apenas na terceira colocação, enquanto Wagner liderava e RC aparecia em seguida. Sempre em eventos com presença de Camilo, e com amplo tempo no horário eleitoral, o candidato do PT cresceu de forma rápida e chegou à liderança das pesquisas. Entretanto, nenhuma delas cravou a vitória do petista logo no 1º turno. 

Na reta final, Izolda declarou apoio a Elmano e no dia 2 de outubro ele venceu em 178 dos 184 municípios do Ceará, com mais de 2,8 milhões de votos, representando 54,02% da porcentagem válida.

Capitão Wagner ficou na segunda colocação, com 31,72%, e Roberto Cláudio na terceira posição, com 14,14%.