Dois vereadores e dois suplentes de Fortaleza foram conselheiros tutelares
Os vereadores Emanuel Acrízio (PP) e Kátia Rodrigues (Cidadania) atuaram como conselheiros tutelares em dois mandatos
17:07 | Set. 30, 2023
A eleição para conselheiro tutelar, que ocorre neste domingo, 1º de outubro (1º/10), em todo o Brasil pode ser vista como uma prévia da candidatura de vereadores no próximo ano. Próxima da população e das comunidades, a função projeta os eleitos para serem cabos eleitorais ou mesmo candidatos a caros eletivos.
Atualmente, dois vereadores de Fortaleza foram conselheiros tutelares antes de assumirem os mandatos na Câmara Municipal: Emanuel Acrízio (PP) e Kátia Rodrigues (Cidadania).
Acrízio foi eleito para o Conselho Tutelar em 2008 e reeleito em 2012. Antes disso, atuou como sócio-educador no Centro Educacional Dom Bosco, no Passaré. Deixou o mandato de conselheiro para ser secretário executivo do Esporte do Governo do Ceará, em 2014. Foi eleito para vereador em 2016, pelo PRP e reeleito em 2020 pelo PP.
Kátia Rodrigues também teve dois mandatos como conselheira tutelar e é formada em Serviço Social.
Leia mais
Além deles, os vereadores suplentes do Cidadania, Marcos Paulo e Danilo Ribeiro, ainda atuam no Conselho Tutelar.
Outro político conhecido pela ligação ao Conselho Tutelar é o ex-vereador Eulógio Neto (Patriota), eleito para a Câmara em 2012. Ele passou por três mandatos como conselheiro, de 2001 a 2011, além de ter fundado o Grupo Solivida, em 2003, com objetivo de defender os direitos de crianças e adolescentes.
A ligação política na eleição ainda pode ser observada na candidata à reeleição, Germana da Silva dos Santos, casada com o vereador Bruno Mesquita (PL).
Saiba como votar
A votação não é obrigatória e qualquer pessoa acima de 16 anos e que esteja com cadastro regular no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) pode votar. O local de votação pode ser diferente das eleições políticas, por serem todos em equipamentos municipais. Para consultar, acesse o site do TRE-CE, com o número de eleitor, nome, ou por zona e seção eleitoral. Ao todo, são 89 locais distribuídos por toda a capital.
Para votar é necessário apresentar um documento de identificação com foto e título de eleitor (ou e-título).
A Eleição no Ceará
No Ceará, a eleição para o Conselho Tutelar possui 2.043 candidaturas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), e devem ser eleitos 990 conselheiros titulares e 990 conselheiros suplentes.
Em Fortaleza, serão escolhidos 60 conselheiros, com 50 assumindo de imediato para atuar nos oitos equipamentos da cidade. De acordo com a Prefeitura, o número de equipamentos do Conselho Tutelar será ampliado para 12 até 2024, com previsão de instalação de duas unidades para ainda este ano, em que atuarão os outros 10 eleitos.