Dois vereadores e dois suplentes de Fortaleza foram conselheiros tutelares

Os vereadores Emanuel Acrízio (PP) e Kátia Rodrigues (Cidadania) atuaram como conselheiros tutelares em dois mandatos

17:07 | Set. 30, 2023

Por: Isabelle Maciel
Fachada da unidade do Conselho Tutelar no bairro Dias Macêdo, em Fortaleza (foto: Mauri Melo, em 28/7/2016)

A eleição para conselheiro tutelar, que ocorre neste domingo, 1º de outubro (1º/10), em todo o Brasil pode ser vista como uma prévia da candidatura de vereadores no próximo ano. Próxima da população e das comunidades, a função projeta os eleitos para serem cabos eleitorais ou mesmo candidatos a caros eletivos.

Atualmente, dois vereadores de Fortaleza foram conselheiros tutelares antes de assumirem os mandatos na Câmara Municipal: Emanuel Acrízio (PP) e Kátia Rodrigues (Cidadania).

Acrízio foi eleito para o Conselho Tutelar em 2008 e reeleito em 2012. Antes disso, atuou como sócio-educador no Centro Educacional Dom Bosco, no Passaré. Deixou o mandato de conselheiro para ser secretário executivo do Esporte do Governo do Ceará, em 2014. Foi eleito para vereador em 2016, pelo PRP e reeleito em 2020 pelo PP.

Kátia Rodrigues também teve dois mandatos como conselheira tutelar e é formada em Serviço Social.

Além deles, os vereadores suplentes do Cidadania, Marcos Paulo e Danilo Ribeiro, ainda atuam no Conselho Tutelar.

Outro político conhecido pela ligação ao Conselho Tutelar é o ex-vereador Eulógio Neto (Patriota), eleito para a Câmara em 2012. Ele passou por três mandatos como conselheiro, de 2001 a 2011, além de ter fundado o Grupo Solivida, em 2003, com objetivo de defender os direitos de crianças e adolescentes.

A ligação política na eleição ainda pode ser observada na candidata à reeleição, Germana da Silva dos Santos, casada com o vereador Bruno Mesquita (PL).

Saiba como votar

A votação não é obrigatória e qualquer pessoa acima de 16 anos e que esteja com cadastro regular no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) pode votar. O local de votação pode ser diferente das eleições políticas, por serem todos em equipamentos municipais. Para consultar, acesse o site do TRE-CE, com o número de eleitor, nome, ou por zona e seção eleitoral. Ao todo, são 89 locais distribuídos por toda a capital.

Para votar é necessário apresentar um documento de identificação com foto e título de eleitor (ou e-título).

A Eleição no Ceará

No Ceará, a eleição para o Conselho Tutelar possui 2.043 candidaturas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), e devem ser eleitos 990 conselheiros titulares e 990 conselheiros suplentes.
Em Fortaleza, serão escolhidos 60 conselheiros, com 50 assumindo de imediato para atuar nos oitos equipamentos da cidade. De acordo com a Prefeitura, o número de equipamentos do Conselho Tutelar será ampliado para 12 até 2024, com previsão de instalação de duas unidades para ainda este ano, em que atuarão os outros 10 eleitos.

Siga o canal "Política Ceará - O POVO" no WhatsApp.