Em Fortaleza, Alckmin dá conselho a candidatos, deputado cita Evandro e arranca risos
Bem-humorado, Alckmin fez brincadeiras e contou várias históricas, o que arrancou risadas do público no Palácio da Abolição, em Fortaleza
12:01 | Set. 29, 2023
Durante evento em Fortaleza para tratar de exportações, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) fez brincadeira ao dar dica a pré-candidatos, com dica sobre debates eleitorais. No momento, o deputado estadual Osmar Baquit (PDT) gritou o nome do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, de saída do PDT e pré-candidato a prefeito de Fortaleza. O "Diálogos Exporta Mais Brasil" ocorre no Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará.
Leia mais
Bem-humorado, Alckmin fez brincadeiras e contou várias históricas, lembrando inclusive o tempo em que foi professor de cursinho. O molho mais político foi dado quando ele lembrou de episódio das eleições de 2000, quando ele concorreu a prefeito de São Paulo. O segundo turno foi entre Marta Suplicy e Paulo Maluf.
No primeiro debate, houve momento em que se defrontaram outros dois concorrentes: Enéas Carneiro e Fernando Collor — este último que acabaria com a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. Enéas perguntou a Collor a composição do ar atmosférico em um distrito paulistano. Queria saber o percentual de nitrogênio, de oxigênio, monóxido de carbono e dióxido de carbono.
"Quem for candidato aqui", disse Alckmin, momento no qual Baquit gritou: "Bora, Evandro". O momento arrancou risos. "Isso pode cair no debate", prosseguiu Alckmin, que acumula o ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
"Se prepare aí porque pode cair, viu", alertou o vice-presidente. "Esse negócio de debate é um perigo".
Evandro é pré-candidato a prefeito de Fortaleza pela base do governador Elmano de Freitas (PT). Ele está de saída do PDT, partido do atual prefeito José Sarto (PDT), que deverá concorrer à reeleição.
O presidente da Assembleia tenta sair do PDT sem colocar em risco o mandato de deputado estadual.