Um mês após PSD entregar cargos na Prefeitura, um secretário saiu e outro ficou
Enquanto o secretário Moacir Soares, da Regional 5, pediu a exoneração em seguida ao anúncio da entrega, Rennys Frota segue a frente da Regional 2Pouco mais de um mês após o PSD entregar os cargos do partido na Prefeitura de Fortaleza, um dos secretários indicados pelo partido deixou a função, mas outro segue na equipe do prefeito José Sarto (PDT).
Logo após o anúncio do presidente do PSD, Domingos Filho, de que o partido iria sair da gestão municipal, Moacir Soares, então secretário da Regional 5, pediu exoneração. Por outro lado, Rennys Frota, titular da Regional 2, ainda segue em suas funções e tem mostrado apoio ao prefeito José Sarto (PDT). As informações foram antecipadas pelo colunista do O POVO Carlos Mazza.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Rennys é visto entre os parlamentares da Câmara Municipal como opção para concorrer a vereador de Fortaleza em 2024 por um dos partidos aliados a Sarto, segundo informa Mazza.
A Regional 2 concentra alguns dos bairros mais ricos de Fortaleza e algumas das áreas mais valorizadas e que mais recebem investimentos públicos e privados, além de grande concentração de negócios. Estão ali bairros como Aldeota, Meireles, Varjota, Dionísio Torres, Papicu, Mucuripe e De Lourdes. Por isso, costuma ser a mais cobiçada entre as secretarias regionais da Capital.
Reação do PSD
O deputado federal e presidente do PSD Fortaleza, Luiz Gastão (PSD), afirmou ao O POVO que, embora o partido tenha anunciado que deixaria os cargos ao prefeito e sairia da base governista, continuará buscando trabalhar em prol da cidade. O deputado não sinalizou se o partido tomará alguma posição em relação ao secretário por não ter seguido a decisão de entregar o cargo.
"O secretário Rennys tem feito uma boa gestão na Regional 2 e sua permanência no cargo se deve a sua vontade e a liberdade de escolha do prefeito, mas não condiciona aos votos do partido ou mesmo a chancela do partido, que seguirá com independência e autonomia na construção de um projeto próprio para a população de Fortaleza", afirmou.
De uma base para outra
Ao entregar os cargos, Domingos Filho descartou apoiar a reeleição de Sarto em 2024. Dois dias após o anúncio da decisão, o PSD teve confirmada a entrada no governo Elmano de Freitas (PT). Célio Studart, agora licenciado do mandato de deputado estadual, assumiu a nova Secretaria da Proteção Animal.
Domingos Filho ressaltou a intenção do PSD de compor uma aliança com a base do governador Elmano e do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), para as eleições municipais de 2024.