CPMI oferece delação premiada para blogueiro cearense Wellington Macedo
O blogueiro se mostrou disposto a cooperar com o caso; advogado quer ter acesso aos autos para negociar
16:43 | Set. 21, 2023
A senadora Eliziane Gama (PSB-MA), relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de janeiro, ofereceu delação premiada a Wellington Macedo, blogueiro cearense preso no Paraguai na última semana e condenado por envolvimento na tentativa de explodir uma bomba nas proximidades do Aeroporto Internacional de Brasília, em dezembro de 2022.
Mais informações ao vivo:
De acordo com a parlamentar, já há um entendimento da Advocacia-Geral do Senado pela possibilidade real de uma delação premiada ser feita por uma CPI. Na próxima semana, haverá uma reunião entre o gabinete de Eliziane e equipe jurídica da Casa para discutir com os advogados do cearense.
Siga o canal "Política Ceará - O POVO" no WhatsApp
Procurado pelo O POVO, Aécio Palmeira, advogado de Wellington, afirmou que irá negociar a possibilidade de delação caso tenha acesso aos autos do processo e, assim, conhecer o inteiro teor das acusações. Ele declarou que só irá falar algo sobre o caso após até ter o pleno acesso ao conteúdo integral dos autos.
"No momento, qualquer tentativa de negociação não há de ser levada adiante sem que sequer saibamos quais são as acusações, estando esta defesa aguardando, segundo nos possibilita a Constituição, o acesso aos processos para que assim possamos realizar a defesa de nosso cliente", disse.
Leia mais
Além da defesa de Wellington ter se mostrado aberta a uma delação premiada, o próprio blogueiro já disse topar colaborar com o caso, de acordo com o deputado federal Rogério Correia (PT). Eliziane afirma que a investigação da CPMI identificou que ele não agia sozinho.
"Nós estamos constatando claramente que ele não agia sozinho, havia em torno dele várias outras pessoas. Então eu entendo que ele tem um volume significativo de informações que poderá trazer para os trabalhos da CPMI com provas materializadas", declarou a relatora.