Lula ligou para Camilo e cobrou medidas sobre alunos que simularam masturbação

Embora o caso tenha repercutido apenas nesta semana, ele ocorreu em abril durante um campeonato universitário

10:39 | Set. 20, 2023

Por: Vítor Magalhães
Ministro da educação, Camilo Santana, responde perguntas de jornalistas, durante Congresso, em São Paulo, nesta terça-feira, 19 (foto: Jeduca / Assessoria de comunicação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está em Nova Iorque (EUA), ligou para o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), para saber quais providências a pasta tomaria sobre o caso de simulação de masturbação coletiva envolvendo alunos da Universidade de Santo Amaro (Unisa), durante uma partida de vôlei feminino nos jogos universitários.

A informação foi divulgada pelo ministro. “O presidente me ligou ontem (dia 18) de Nova York, preocupado com esse episódio e eu inclusive relatei para ele as medidas que nós tomamos em relação a isso. Estamos aguardando a notificação oficial por parte da faculdade para que possamos tomar as medidas”, disse durante o Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, na terça-feira, 19.

Embora o caso tenha repercutido apenas nesta semana, devido a um vídeo que viralizou nas redes sociais, ele ocorreu ainda em abril deste ano, durante um campeonato universitário que envolvia cursos de Medicina. A Polícia Civil investiga a ocorrência.

Em nota, a Unisa informou que expulsou os alunos do curso de Medicina que foram identificados participando do ato obsceno.

Camilo, que já havia cobrado posicionamento da Instituição e classificado o episódio como "repugnante", foi além e cobrou que os agora ex-alunos respondessem legalmente pelo possível crime. "Não só é importante a expulsão dos alunos, mas também que possam responder legalmente aos fatos ocorridos", disse.