Lula na ONU: 'neoliberalismo falido' é substituído por 'nacionalismo primitivo e conservador'

Presidente apontou que surgimento de "aventureiros de extrema-direita que negam a política e vendem soluções tão fáceis quanto equivocadas"

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta terça-feira, 19, que o neoliberalismo foi fator agravante da desigualdade econômica e política que atinge as democracias atualmente. O resultado do movimento, de acordo com o brasileiro, foi o surgimento de "aventureiros de extrema-direita que negam a política e vendem soluções tão fáceis quanto equivocadas".

"Os governos precisam romper com a dissonância cada vez maior entre a 'voz dos mercados' e a 'voz das ruas'", disse o presidente do Brasil, em discurso da 78ª Sessão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). "O neoliberalismo agravou a desigualdade econômica e política que hoje assola as democracias. Seu legado é uma massa de deserdados e excluídos", acrescentou.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Na fala, Lula fez uma crítica à ascensão da extrema-direita e destacou que "muitos sucumbiram à tentação de substituir um neoliberalismo falido por um nacionalismo primitivo, conservador e autoritário".

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ONU Assembleia-Geral Lula discurso neoliberalismo extrema-direita crítica

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar