A um ano das eleições, Ceará tem 524 mil títulos eleitorais cancelados; confira sua situação

Para regularizar a situação e estar apto a votar nas eleições municipais de 2024, o eleitor tem que buscar atendimento na Justiça Eleitoral até o próximo dia 8 de maio

15:45 | Set. 19, 2023

Por: Vítor Magalhães
Juazeiro do Norte estava apenas a 104 eleitores de se tornar a terceira cidade apta à realização de um segundo turno (foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

Números divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) mostram que o Ceará tem 524.237 títulos eleitorais cancelados em todo o Estado. O montante engloba eleitores que faltaram à revisão biométrica, no biênio 2019/2020, e aqueles que não votaram e não apresentaram justificativa em pelo menos três eleições consecutivas.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cancelou as inscrições eleitorais de cidadãos que não fizeram o cadastro biométrico. Durante a pandemia de Covid-19, essa parcela do eleitorado foi mantida regular por decisão do TSE e pôde votar nas eleições de 2020 e nas eleições de 2022.

No Ceará, são mais de 170 mil títulos cancelados devido a ausência de biometria. Destes, 102 mil estão apenas em Fortaleza. O restante está distribuído em outros 54 municípios do Estado.

Clique aqui e verifique sua situação eleitoral no site do TRE-CE

Para regularizar a situação e estar apto a votar nas eleições municipais de 2024, o eleitor tem que buscar atendimento na Justiça Eleitoral até o próximo dia 8 de maio. O cancelamento do título pode implicar outras consequências para o cidadão, como a impossibilidade de nomeação a cargo público, por exemplo.

Para consultar a situação eleitoral, basta acessar o site do TRE-CE, buscar pela opção “Serviços Eleitorais e posteriormente Situação Eleitoral”. Também é possível verificar a situação por meio do aplicativo e-Título. Outras informações podem ser repassadas por meio do Atendimento Virtual, no site do TRE, ou através do telefone 148.