Fufuca, novo ministro do Esporte, anuncia criação de diretoria de eSports
Recém-empossado no comando da pasta, André Fufuca anuncia primeira medida que diverge da visão da Ana Moser, ex-ministraRecém-empossado como ministro do Esporte, André Fufuca, anunciou a criação de uma diretoria de eSports, esportes eletrônicos, na pasta. A medida do novo comandante da pasta diverge do que a ex-ministra, Ana Moser, defendia em relação ao tema.
Em entrevista ao ge, nesta quinta-feira, 14, Fufuca disse considerar competições de jogos eletrônicos como esporte e a sua gestão irá tratar dentro da categoria.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"A gente considera, sim, os eSports como um esporte. A gente vê a capacidade e amplitude que ele tem. Você pode ver a quantidade de torneios que tem em território nacional. É impossível fechar os olhos em relação a essa temática e nós iremos, sim, tratar como esportes, como eu acho que deva ser", declarou.
Ana Moser, no início do ano, chegou a dizer que eSports não é esporte e recebeu muitas críticas da comunidade. Posteriormente, a ex-ministra e jogadora de vôlei afirmou que a categoria de jogos eletrônicos deveria ser debatida em diferentes pastas do governo e não apenas na que chefiava.
“Desde o começo do ano, trabalhamos junto ao governo para que esse debate sobre jogos eletrônicos fosse feito integrando as diferentes pastas que têm a ver com o fenômeno: Cultura, Ciência e Tecnologia, Trabalho e Saúde. Estão todos reunidos em grupo de trabalho que está construindo essa política e dará uma resposta”, declarou.
Em sua posse, André Fufuca disse que no momento a qualidade do esporte no Brasil é de "quase zero". Na sua fala, o novo ministro falava sobre a necessidade de fazer uma revolução esportiva, mas para isso era preciso diminuir a disparidade masculina e feminina.
"Não podemos falar de uma revolução esportiva no momento em que temos um esporte de qualidade quase zero no país", disse Fufuca na ocasião.