Evandro tem "super manhã" com visita a hospital, entrega de quentinhas e foto com camisa do PSB
Evandro esteve em três locais diferentes nesta segunda-feira, 11, ele continua na cadeira de governador até o próximo dia 17, quando Elmano retorna de viagem à ChinaO governador em exercício do Ceará, deputado Evandro Leitão, cumpriu intensa agenda nesta segunda-feira, 11, em Fortaleza. Evandro esteve no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci; anunciou vagas de qualificação profissional no Complexo Social Mais Infância, no bairro Cristo Redentor; e entregou quentinhas numa cozinha solidária na Comunidade das Quadras, no bairro Aldeota.
O POVO acompanhou a manhã de Leitão, que está no comando do governo do Ceará devido às viagens internacionais do governador Elmano de Freitas (PT), que foi para a China atrás de investimentos, e da vice-governadora Jade Romero (MDB), que cumpre agendas de Estado no Marrocos e na Espanha.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Evandro manteve certa pontualidade em todos os compromissos em que esteve nesta segunda-feira. No hospital Leonardo Da Vinci, chegou por volta das 7h40min. No local, visitou alas do hospital e divulgou novo balanço sobre as cirurgias eletivas feitas pelo Estado, que vem reduzindo a fila desde o início do ano em cumprimento a uma das promessas de campanha do governador Elmano.
Balanço da gestão aponta que o Ceará realizou quase 38 mil cirurgias eletivas entre abril e setembro deste ano. Ao todo, 68.107 pacientes aguardavam, em 31 de janeiro, na fila congelada dos procedimentos no Estado.
Durante as agendas, Evandro reforçou os legados do senador Cid Gomes (PDT) e dos ex-governadores Camilo Santana (PT) e Izolda Cela (sem partido), lideranças do grupo político ao qual pertence.
Durante visita as salas do complexo Mais Infância, ele foi abordado por militantes da negritude do PSB, que pediram a ele que posasse para foto segurando uma camisa do movimento. Leitão atendeu.
Evandro é cotado para concorrer a prefeito de Fortaleza no ano que vem. Ele anunciou a desfiliação do PDT, mas ainda trava disputa judicial para evitar o risco de perder o mandato de deputado estadual, por infidelidade partidária. Ele afirmou que só depois disso escolherá o novo partido. PT e PSB articulam internamente uma eventual filiação do parlamentar.
Já na cozinha solidária, na comunidade das quadras, Evandro chegou pouco depois das 11 horas e entregou quentinhas para famílias que lá estavam. O governador em exercício defendeu o enfrentamento à fome no Estado, bandeira da gestão Elmano. "Nesse momento, acabamos de forma simbólica entregando algumas quentinhas para moradores dessa comunidade", disse.
Nas agendas, Evandro pouco falou sobre pretensões para 2024, mas ao ser indagado, em coletiva de imprensa, disse que a escolha deverá levar em conta o melhor para Fortaleza e também o nome que representará melhor o projeto político do grupo que representa.
"Qual o projeto melhor, aquele que representará melhor esse projeto, e aí sim iremos enfrentar, ou conosco ou com outra candidatura, aquilo que é o melhor para Fortaleza", pontuou.
E seguiu: "Faço parte de um projeto político, de um grupo político capitaneado pelo ministro Camilo Santana, pelo governador Elmano de Freitas, e na hora certa... assim como também pelo ex-governador Cid Gomes. E na hora certa, no momento apropriado, nós iremos sentar e discutir".
Durante a coletiva, Evandro foi questionado sobre a competitividade do prefeito José Sarto (PDT) na disputa pela reeleição. "Quem tem que avaliar isso é a população de Fortaleza", afirmou.
Na parte da tarde, estavam previstas ainda visita a uma escola e reunião com deputados na agenda do governador em exercício. Evandro segue no cargo pelo menos até o dia 17, quando Elmano deve retornar da agenda na China.
"Hoje é um dia especial, na perspectiva de que é uma honra para mim assumir o governo, dando continuidade ao trabalho do governador Elmano. O estado no qual eu nasci, cresci e moro. É uma honra estar à frente do estado que é referência em diferentes segmentos", disse durante uma das agendas.