Entenda por que o jornalista Alexandre Garcia será investigado pela AGU

A Advocacia-geral da União irá investigar Alexandre Garcia por afirmar sem provas que tragédia teria culpa do governo do PT

O jornalista Alexandre Garcia será investigado pela Advocacia-Geral da União (AGU) por proferir falas falsas sobre a tragédia do Rio Grande do Sul. Jorge Messias, que comanda a instituição, determinou à Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia a instauração imediata de procedimento contra a campanha de desinformação.

Entenda por que Alexandre Garcia será investigado pela AGU

A solicitação de investigação feita neste domingo, 10, ocorreu dois dias após o jornalista afirmar que as fortes chuvas não foram a principal causa da tragédia no Sul do país, mas sim uma construção mal feita do governo do PT, desrespeitando medidas ambientais.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O que disse Alexandre Garcia sobre a tragédia no Rio Grande do Sul

"É preciso investigar, porque não foi só a chuva. A chuva foi a causa original. Mas em governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendavam as medições ambientais, três represas pequenas que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo. Isso causou uma enxurrada parecida com aquelas que acontecem aqui perto de Brasília, na Chapada dos Veadeiros, e que levam as pessoas e que matam pessoas porque a água vem de repente", alegou Garcia, sem apresentar qualquer prova.

A fala do jornalista aconteceu no programa "Oeste Sem Filtro", da Revista Oeste, na última sexta-feira, 8. Além da investigação da AGU, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta segunda-feira, 11, que a Polícia Federal (PF) irá adotar providências previstas na lei.

"Reitero que fake news é crime, não é 'piada ou instrumento legítimo de luta política'. Esse crime é ainda mais grave quando se refere a uma crise humanitária, pois pode gerar pânico e aumentar o sofrimento das famílias. A Polícia Federal já tem conhecimento dos fatos e adotará as providências previstas em lei", disse pelas redes sociais.

Tragédia no Rio Grande do Sul

O governo do Rio Grande do Sul atualizou, no fim do domingo (10), para 46 a quantidade de pessoas mortas em decorrência das chuvas e inundações que atingem o estado desde a última segunda-feira, 4. 46 pessoas estão desaparecidas.

O número de pessoas desabrigadas chegou para mais de 25 mil nos 93 municípios afetados pelas chuvas. Ao todo, cerca de 340 mil pessoas foram atingidas pela atual situação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

alexandre garcia agu rio grande do sul tragedia rio grande do sul

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar