Entenda quais serão as funções de Lula como presidente do G20
Lula recebeu o martelo de Modi e assumiu de forma simbólica a presidência do G20 que passará a valer em 1° de dezembro
19:46 | Set. 11, 2023
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu o martelo das mãos do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em gesto que simboliza a passagem da presidência simbólica do bloco G20. O momento aconteceu no último domingo, 10, na 18° Cúpula de Chefes de Governo e Estado do grupo.
Embora Lula só vá assumir o cargo no início de dezembro deste ano, o gesto representou o encerramento de Modi na presidência do bloco. O lema brasileiro enquanto cabeça do G20 é "Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável".
Leia mais
Entenda as funções de Lula como presidente do G20
A presidência do G20 dura um ano e cabe ao país dirigir a agenda do grupo durante este período. O Brasil assume no dia 1° de dezembro e termina o cargo em 30 de novembro de 2024, e todas as atividades do bloco serão decididas e implementadas pelo governo brasileiro.
Durante a sua presidência, o Brasil organizará mais de 100 reuniões oficiais, incluindo ministeriais, de alto escalão e eventos paralelos. Lula será apoiado pela Índia, último país a ocupar a chefia, e pela África do Sul, próxima a ser presidente do G20.
Além de ser responsável por organizar a agenda, o Brasil irá sediar a 19ª Cúpula de chefes de Estado e governo do bloco, que acontecerá no Rio de Janeiro, entre 18 e 19 de novembro de 2024.
Lula como presidente do G20
Lula afirmou que o Brasil voltou a se colocar na política internacional em igualdade de condições. O presidente disse que o lema são conceitos que guiam seu governo e agora serão incluídas no G20.
"Espero que, até a reunião do G20 do Brasil, a guerra na Ucrânia tenha acabado e o processo de paz seja bem sucedido. Que o país esteja se reconstruindo", declarou Lula sobre o conflito de mais de um ano entre Rússia e Ucrânia.
O que é o G20
O bloco do G20 é composto por 19 países e duas uniões. São eles: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Türkiye, Reino Unido e Estados Unidos; a União Europeia e União Africana.
O grupo representa na faixa de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) de todo o mundo, mais de 75% do comércio global e mais de dois terços da população global. O G20 tem como objetivo o desenvolvimento mundial por meio do diálogo entre países promovendo o fortalecimento internacional.