Enquete O POVO: você é a favor da retirada do mausoléu de Castelo Branco da sede do Governo do Ceará?
O prédio foi uma iniciativa do governo Plácido Aderaldo Castelo (1966-1971), que resolveu incluí-lo no conjunto de edificações do Palácio da Abolição
14:25 | Set. 01, 2023
O governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta quinta-feira, 31, que o prédio anexado ao Palácio da Abolição, intitulado mausoléu de Castelo Branco, será desvinculado da sede do Governo do Estado.
“O Palácio da Abolição não ficará com o mausoléu de quem apoiou a ditadura”, disparou durante cerimônia em homenagem aos 44 anos da Lei da Anistia, no Palácio da Abolição.
A declaração do chefe do Executivo estadual faz referência ao militar Humberto Castelo Branco, presidente do Brasil durante o período da ditadura militar no Brasil, entre os anos de 1964 a 1967. Para saber a sua opinião sobre o caso, O POVO realiza um enquete, sem valor científico, com a seguinte pergunta:
Você é a favor da retirada do Mausoléu de Castelo Branco da sede do Governo do Ceará?
Mausoléu de Castelo Branco
O prédio foi uma iniciativa do governo Plácido Aderaldo Castelo 1966-1971), que resolveu incluí-lo no conjunto de edificações do Palácio da Abolição, como uma significativa homenagem da terra alencarina a seu ilustre filho. Em 2006, toda a estrutura do mausoléu passou por uma restauração. Atualmente, a edificação se encontra em processo de tombamento provisório, visando a sua preservação como patrimônio histórico do Estado do Ceará.
De acordo com a secretária de Cultura do Estado, Luísa Cela, o projeto articulado entre a pasta e a Secretaria de Direitos Humanos tem previsão de ser concluído até março do ano que vem.
“A gente está desenhando o projeto de uma nova ocupação, a ideia é que vire um projeto de memória fazendo referência às pessoas que lutaram pelo retorno da democracia no nosso país, mas ainda em estudo, para onde as peças vão, exatamente qual vai ser o acervo”, explicou.