Osmar Baquit defende que Evandro "vá para o PT" e critica PDT por "perseguição"

Evandro anunciou, nesta terça-feira, 29, que está tomando as medidas para oficializar a saída da legenda

O deputado estadual Osmar Baquit (PDT) defendeu que o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, “vá para o PT”. Ele fez ainda uma série de críticas ao PDT, chegando a afirmar que, caso o presidente interino do PDT Ceará, senador Cid Gomes (PDT), deixe o comando do partido em dezembro, a sigla perderá mais da metade dos seus parlamentares estaduais. A fala ocorreu após Evandro anunciar, nesta terça-feira, 29, que está tomando as medidas para oficializar a saída da legenda.

“A decisão que vossa excelência tomou está mais do que correta. Vocês vão ver o desastre que vai acontecer, se chegar dezembro e Cid sair da direção estadual do partido. Anotem o que estou falando, dos 13 deputados do PDT, não ficarão cinco”, disse Baquit a Evandro, argumentando que o partido “começou tudo errado” durante o processo eleitoral de 2022.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O parlamentar lembrou da visita do então presidente do PDT, Carlos Lupi, ao Ceará. "Lupi veio para cá, sem nem ter candidato definido, e começou a cantar ‘o melhor prefeito do Brasil vai ser governador do Ceará’ (em referência a Roberto Cláudio). Como um presidente de partido vem comprar briga com outros aliados dele, naquele momento, que eram candidatos com a mesma pretensão. Foi um tapa na cara dos outros candidatos, com Mauro Filho, com Izolda, com todos que pleiteavam”, disse.

E seguiu: “O governador do Estado era para ser do PDT. O PT apoiava, disse que votava na Izolda (...) O partido vem sendo prejudicado todo dia. Aí chega na eleição, o presidente da Assembleia não ter fundo eleitoral? O partido discriminou. Deu mais a um, deu mais a outro. Qual o critério?”, questionou.

Baquit disse que a “perseguição foi nítida” e reforçou as críticas ao PDT no pós-eleição. “Vamos fazer um ano da eleição e o partido não sabe se é governo ou oposição. Que partido é esse? No mínimo é covardia, omissão (...) Aí engraçado, lá em Brasília o Lupi apoia o governo do PT e eles não apoiam aqui? Que incoerência é essa? Defendo que vossa excelência vá para o PT, porque queira ou não queira, tem o governador do Estado, o político mais bem avaliado do Estado, Camilo Santana, e o presidente da República”.

Sobre as pré-candidaturas já ventiladas pelo PT, Baquit reforçou serem válidas. “A deputada Larissa quer ser, é justo. A Luizianne quer ser? Justo. Guilherme quer ser? É justo. Eu defendo que com aqueles que lhe querem bem é onde você deva estar, não onde aqueles que lhe perseguem todo santo dia. No fundo, no fundo tem uma ciumeirazinha aí, porque vossa excelência brilha”, disse Baquit a Evandro, projetando que caso haja um consenso do grupo governista com aliados, Evandro “será prefeito” em Fortaleza em 2024.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Evandro Leitão Eleições 2024 PDT PT Osmar Baquit Deputado estadual prefeitura de Fortaleza Luizianne Lins PT Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar