De Assis sobre vários nomes do PT para 2024: "Se não fosse assim, não seria o PT"
PT já possui pelo menos quatro nomes dispostos à representar a legenda na eleição de Fortaleza; Evandro Leitão, hoje no PDT, é cotado para se filiar e entrar na disputa interna do partidoO deputado estadual De Assis Diniz (PT), líder do bloco comandado pelo PT na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), comentou as recentes movimentações internas e externas à sigla, de olho nas eleições de 2024. O parlamentar defende que o presidente da Alece, Evandro Leitão, hoje no PDT, se filie ao PT para disputar a prefeitura de Fortaleza.
O PT já possui pelo menos quatro nomes dispostos à representar a legenda na eleição de Fortaleza. A deputada federal Luizianne Lins (PT) oficializou sua pré-candidatura em evento na tarde do sábado, 26. Além dela, os deputados estaduais Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio e o assessor especial de Relação com os Municípios, Artur Bruno, - quadro histórico do partido -, foram citados como possíveis candidatos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Sobre as movimentações, De Assis comentou que é natural que isso seja feito, e que ações do gênero fazem parte da história do PT. “Evandro tem uma base e uma visão dentro do contexto que construímos. É natural que a ex-prefeita (Luizianne) pleiteie, temos vários nomes bons, tem Guilherme e Larissa. Particularmente, defendo que Evandro seja o candidato do PT. Em Fortaleza, não abrimos mão do protagonismo e esse candidato, aposto que seja o Evandro”, pontuou, durante evento do PSB no sábado.
Leia mais
Sobre a possibilidade de prévias dentro do partido, visto que diversos nomes circulam nos bastidores, De Assis destacou que o PT tem sua "dinâmica própria" e que dialogará dentro dela para chegar a um nome.
“Tem muita água para correr embaixo da ponte. Condições que precisam ser observadas. Nesse momento você joga as teses, teremos debate para aprofundar", pontuou.
E seguiu: "Lá na frente teremos uma síntese, é dialética pura. Vai ser tanta antítese, até se produzir a síntese. E o PT, pela sua essência, se não fosse assim não seria o PT. Se chegasse pronto (...) não é assim. Aliás, é isso que faz o PT ter vida, latência e capacidade de se reoxigenar”, concluiu.
Outro nome do partido, o deputado estadual Fernando Santana (PT) também manifestou apoio a uma eventual candidatura de Evandro pela sigla. "Onde estiver, terá meu humilde apoio, se for pelo PT, melhor, que é o meu partido", disse ao O POVO no mesmo evento.
Evandro também é disputado pelo PSB, que tem Eudoro Santana, pai do ministro Camilo Santana (Educação), na presidência da sigla. Camilo disse que a decisão de para que partido vai caberá a Evandro e será "muito pessoal". No entanto, o ministro adiantou que se for consultado, conversará com ele sobre.