Sarto lamenta PSD fora, mas não antecipa 2024: 'Até lá, morrem Mateus que tange o burro e o burro'

Prefeito disse ainda que não irá à reunião de hoje do PDT

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), comentou nesta sexta-feira, 25, a saída do PSD da Prefeitura de Fortaleza, com a entrega dos cargos pelo presidente do partido, Domingos Filho. Ele lamentou a perda da legenda, mas ressaltou que muita coisa pode acontecer até a eleição.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sarto disse ainda que não conversou com os líderes do PSD sobre a questão. Domingos Filho informou que o comunicado da entrega dos cargos foi feito ao presidente municipal do PDT, Roberto Cláudio, e não ao prefeito.

ANÁLISE | A que Sarto se refere ao falar em "Mateus que tange o burro"

"Não, eu não conversei recentemente (com o PSD). Evidentemente que é uma perda que a gente tem. mas a política mesmo, a definição, dizia o amigo meu lá do interior de Acopiara que eleição só acontece no dia. A eleição só vai ocorrer no primeiro domingo de outubro de 2024".

O prefeito, então, usou um provérbio para indicar que muita coisa poderá acontecer no período de mais de um ano até a eleição. "Como é que diz também no interior, daqui até lá, morre Mateus que tange o burro e o burro. Querendo, numa metaforia bem nordestina, dizer que as coisas acontecem, modificam-se. Hoje é um cenário".

A referência é à fábula de Jean de La Fontaine, O charlatão, que recomenda não fazer  projetos de tão longo prazo.

O prefeito fez a declaração durante a posse de novos servidores no Instituto José Frota (IJF), na manhã desta sexta-feira. "O cenário meu hoje é está aqui, no IJF, o equipamento com 665 leitos, dando posse a 219 novos trabalhadores e colaboradores que aqui atendem à metade do interior do Estado do Ceará. E fazendo gestão. Cada dia a gente tem um desafio novo e no momento certo, disputa eleitoral a gente vai tratar depois".

Passadas 48 horas do anúncio de saída da base municipal, o PSD entrou no governo Elmano de Freitas (PT), com Célio Studart na nova Secretaria da Proteção Animal.

Reunião do PDT

O prefeito Sarto disse que não irá à reunião do diretório do PDT, nesta sexta. "Eu não devo ir porque, primeiro, não vi a pauta. Não tinha pauta. E segundo porque hoje tem também a posse do reitor da Universidade Federal, eu havia me comprometido. Como não tem pauta definida, eu não imagino que sejam assuntos... Não que seja de menor importância, mas não definida, eu não me sinto assim na obrigação de ir".

A reunião será a primeira do PDT Ceará sobre direção do senador Cid Gomes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

prefeito Sarto Prefeitura de Fortaleza eleições 2024 Fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar