Evento reúne Camilo, Capitão Wagner e outros adversários políticos em Fortaleza

Estiveram no local representantes de grupos políticos que antagonizaram em eleições recentes, tanto no Estado quanto no âmbito nacional

16:27 | Ago. 25, 2023

Por: Vítor Magalhães
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 25.08.2023: Camilo Santana, ministro da educação em evento da Faculdade Uninta. (foto: FÁBIO LIMA)

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o presidente da Assembleia Legislativa (Alece), deputado Evandro Leitão, e o secretário de saúde de Maracanaú, Capitão Wagner (União), estiveram reunidos em Fortaleza, nesta sexta-feira, 25, para a celebração de 24 anos do Grupo Uninta. O evento, no Bairro Cocó, reuniu adversários políticos históricos no Estado.

Estiveram no local representantes de grupos políticos que antagonizaram em eleições recentes, tanto no Estado quanto no âmbito nacional. A Uninta é ligada à família dos deputados Moses Rodrigues (federal) e Oscar Rodrigues (estadual), ambos do União Brasil e rivais do grupo do senador Cid Gomes (PDT), que fez de Camilo seu sucessor no governo do Ceará nas eleições de 2014.

Oscar e Moses devem, inclusive, definir entre eles quem será o candidato da oposição em Sobral, para concorrer contra o governismo em 2024. O município é chefiado pelo prefeito Ivo Gomes (PDT), irmão de Cid, que não pode tentar a reeleição pois já está no poder há dois mandatos.

Também marcaram presença no evento deputados que apoiam Camilo desde à época em que ele era governador. Entre os governistas estavam Romeu Aldigueri (PDT), Mauro Filho (PDT), De Assis Diniz (PT), Marcos Sobreira (PDT), Fernando Hugo (PSD), dentre outros. A deputada estadual Emilia Pessoa (PSDB), e a deputada federal Fernanda Pessoa (União) também estiveram no local.

Evandro Leitão (PDT), nome cotado para se filiar ao PT e disputar a prefeitura de Fortaleza em 2024, caminhou lado a lado com o ministro Camilo e com Capitão Wagner pelos corredores do Centro Universitário, durante visita às salas do equipamento.

Em dado momento, Wagner e Evandro, - que podem ser adversários nas eleições do ano que vem -, estiveram lado a lado. Wagner então brincou sobre o destino político de Evandro: “Todo mundo achando que ele vai para o PT e vem para o União”, disse em tom chistoso, provocando risadas de Leitão.

Entre os membros da oposição estavam ainda deputados mais alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como o deputado federal Dr. Jaziel (PL) e Dra. Silvana (PL). Prefeitos também compareceram, dentre os quais estava o prefeito de Eusébio e presidente do PL Ceará, Acilon Gonçalves.

Acilon era aliado histórico de Cid, até ocorrer uma migração massiva de bolsonaristas para o PL no Ceará, o que forçou um distanciamento. Pelo release divulgado pela Uninta, era esperado que o senador Cid Gomes estivesse no evento, mas ele não compareceu.