PSD entra no governo Elmano 48 horas após entregar cargos na gestão Sarto

Comandado pelo ex-vice-governador Domingos Filho, o PSD anunciou na manhã do último sábado, 19, a entrega dos cargos, reforçou insatisfação com Sarto e descartou possibilidade de apoio à reeleição do prefeito

13:07 | Ago. 21, 2023

Por: Vítor Magalhães
Domingos Filho, presidente do PSD (foto: FERNANDA BARROS)

A entrada do PSD na gestão do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), será oficializada nesta terça-feira, 22, com a posse do novo secretário da Proteção Animal, Célio Studart (PSD). Elmano fez o anúncio nesta segunda-feira, 21. A movimentação do PSD ocorre cerca de 48 horas após o partido entregar os cargos que tinha na gestão do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).

Comandado pelo ex-vice-governador Domingos Filho, o PSD anunciou na manhã do último sábado, 19, a entrega dos cargos, reforçou sentimento de insatisfação com Sarto e descartou possibilidade de apoio à reeleição do prefeito no pleito do ano que vem. O PSD estava à frente de duas secretarias regionais na Capital. Participação que Domingos Filho classificou, em entrevista ao O POVO, como "periférica".

Em nota divulgada no fim de semana, o partido salientou que a saída da gestão ocorre após "ter demonstrado na imprensa por inúmeras vezes a insatisfação com o espaço ocupado e o tratamento recebido pelo prefeito José Sarto".  No comunicado, o PSD reforça ainda que a relação entre Domingos e Sarto "nunca foi muito amistosa" e remete aos mandatos de ambos como deputados estaduais. "Os dois chegaram juntos na Assembleia Legislativa em 1995 filiados ao PMDB e logo passaram a disputar espaços na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa em campos opostos".

O PSD lembra também que a aliança para apoiar Sarto em 2020 "só foi possível pela intervenção direta do Senador Cid Gomes (PDT) e do então Prefeito Roberto Cláudio junto a Domingos Filho". A nota divulgada no fim de semana se encerra assim: "Com essa decisão (de entregar os cargos) o Presidente do PSD descarta a possibilidade de apoio do Partido à reeleição do Prefeito de Fortaleza José Sarto".

Por outro lado, a confirmação de Célio Studart como secretário de Elmano sela a aproximação do PSD com o governo estadual, que se dava desde o início deste ano. Na eleição do ano passado, o PSD aliou-se à candidatura de Roberto Cláudio (PDT), tendo indicado Domingos Filho como candidato a vice-governador na mesma chapa.

A pasta de Proteção Animal passa a ser a 33ª secretaria do governo Elmano, que até então tinha paridade de gênero entre secretários. Com a nova pasta, a gestão passa a ter 17 homens e 16 mulheres nos principais cargos.