Quem é a cantora gospel Fernanda Ôliver, presa pela PF por financiar atos golpistas
De acordo com a PF, outros mandados foram cumpridos em diferentes estados: Goiás, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Distrito Federal
17:30 | Ago. 17, 2023
A 14° fase da Operação Lesa Pátria, que tem por objetivo identificar e prender pessoas que participaram ou financiaram os atos golpistas de 8 de janeiro, capturou a cantora gospel Fernanda Ôliver, nesta quinta-feira, 17. Segundo a PF, a artista de 25 anos colaborou financeiramente para a realização dos atos.
Mais informações ao vivo:
A operação da PF buscava um grupo intitulado “Festa da Selma”, que é um código usado para se referir aos atos criminosos ocorridos no dia 8 de janeiro. De acordo com a PF, outros mandados foram cumpridos em diferentes estados: Goiás, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Distrito Federal. A equipe era responsável pela organização de transportes, auxiliando com as coordenadas e instruções para a invasão.
"Recomendavam ainda não levar idosos e crianças, se preparar para enfrentar a polícia e defendiam, ainda, termos como guerra, ocupar o Congresso e derrubar o governo constituído", afirma a Polícia Federal.
Em vídeos publicados nas redes sociais no qual o perfil da cantora foi marcado, é possível ver a artista se apresentando em acampamentos em frente aos quartéis-generais, proferindo discursos em cima de trio-elétrico, em Brasília. Além disso, os indivíduos que participaram dos atos postaram publicações utilizando as músicas da cantora como trilha sonora.
A “musa” bolsonarista, como ficou conhecida, publicou em suas redes sociais os momentos da viagem a Brasília, onde realizou apresentações para grupos em verde e amarelo, e tirou fotos ao lado de manifestantes golpistas.
Nas publicações sobre os ataques, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizam a música da artista, cujo a estrofe principal é o slogan de campanha do então mandatário: “Por Deus, pela pátria, família eu vou lutar”.
Além da cantora, outras três pessoas foram detidas: o pastor Dirlei Paz e os influenciadores digitais Rodrigo Lima e Isac Ferreira.
Conheça Fernanda Ôliver
Natural de Araguaçu, no Tocantins, Fernanda reside em Goiânia e ficou conhecida nacionalmente como cantora gospel após participar da manifestação antidemocrática depois do segundo turno das eleições. A artista chegou a gravar o “hino das manifestações”, canção utilizada como trilha pelos apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro.
Seu perfil oficial no Instagram conta com mais de 147 mil seguidores e, no TikTok, mais de 87 mil. As postagens mostram o dia a dia de Fernanda junto à sua família, seus hinos em diversos altares evangélicos e ensaio por Goiânia.
À época dos atos golpistas, a cantora chegou a realizar lives nos acampamentos.
Leia mais
-
PF faz buscas na casa de 'terrorista da Al-Qaeda' que ameaçou Moraes de morte
-
Cantora, pastor e influenciadores: quem são os presos suspeitos de financiar atos do 8/1
-
PF faz buscas na casa de 'terrorista da Al-Qaeda' que ameaçou explodir 'grande bomba' em Moraes
-
'Mente, mente, mente', reage Fábio Wajngarten sobre depoimento de hacker na CPMI do 8/1