RC diz que ação de facções demanda resposta efetiva; Elmano garante reação à altura
O ex-prefeito de Fortaleza e o governador do Ceará se manifestaram nas redes sociais em meio a cenário de violência
19:34 | Ago. 10, 2023
O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), afirmou nesta quinta-feira, 10, que os ações de facções criminosas que dominam os bairros Pirambu e Carlito Pamplona, no lado oeste da capital cearense, precisam de uma resposta efetiva do Governo do Estado, e que medo e terror “fazem parte da realidade das nossas comunidades cearenses”.
“Mais uma trágica demonstração do grave e progressivo domínio dos nossos territórios pelas facções! Medo e terror fazem, infelizmente e cada vez mais, parte da realidade das nossas comunidades cearenses. É necessário que haja uma resposta responsável, contundente, ágil e efetiva do Governo do Estado”, disse em suas redes sociais.
Roberto Cláudio frisa que toda a situação das facções demanda um comprometimento real por parte do Governo do Estado. “O sofrimento e a ansiedade da nossa gente, em virtude do poder crescente e ameaçador das facções, demanda um comprometimento real e consequente por parte do Governo do Estado do Ceará!”, completou.
Leia mais
O governador cearense Elmano de Freitas (PT), que cumpre agenda em Brasília, também se manifestou pelas redes sociais. Ele afirmou que quaisquer ataques criminosos não serão tolerados e serão respondidos à altura.
“Prisões foram efetuadas e já temos outras pessoas identificadas pela inteligência das nossas forças de segurança, além da apreensão de armas e munições. Quaisquer ataques criminosos não serão tolerados e serão respondidos à altura”, disse.
Elmano afirmou que conversou com o secretário da Segurança Pública, Samuel Elânio, e determinou reforço imediato e uma operação rigorosa na área com cerca de 170 policiais, entre militares e civis.
Sarto anuncia reforço
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou, também por meio das redes sociais, que reforçou equipes da Guarda Municipal em equipamentos públicos da região dominadas pelas ações de facções criminosas.
"Incluindo escolas, postos de saúde, UPAs e prédios administrativos. Estamos adotando todo o protocolo para resguardar a segurança dos usuários de nossos serviços e também dos nossos trabalhadores e trabalhadoras. Disponibilizamos ainda o nosso efetivo para a Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social em caso de necessidade", disse.
Carlito Pamplona e Pirambu: entenda os últimos acontecimentos
A região tem sido palco de brigas entre facções criminosas presentes nos bairros Pirambu e Carlito Pamplona. O conflito, que já causou três homicídios em cinco dias, se intensificou na manhã desta quinta-feira, e moradores relatam clima de tensão e nervosismo, além do fechamento de estabelecimentos comerciais por conta do cenário de violência.