Sarto é chamado para reunião com Elmano após 7 meses
A primeira audiência entre o prefeito de Fortaleza e o governador do Ceará está marcado para esta quarta-feira, 2, no Palácio da AboliçãoO prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), tem reunião marcada com o governador Elmano de Freitas (PT) para esta quarta-feira, 2 de agosto. O prefeito confirmou a presença. O encontro é há meses cobrado pelo prefeito.
"Recebi, nesta terça-feira, ligação do secretário de relações institucionais do Governo do Estado, Nelson Martins, convidando para uma reunião com o governador Elmano na quarta-feira, 10h30, no Palácio da Abolição. De imediato, confirmei a agenda", publicou Sarto nas redes sociais.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Sarto e Elmano: encontros e desencontros
Desde abril, Sarto cobra publicamente uma reunião com Elmano. Ele disse na ocasião ter "excelente relação" com o governador, mas que, do ponto de vista administrativo, está encontrando dificuldades.
"Independentemente de questão partidária, ele pertencente a um partido e eu pertencente a outro. Até ontem, estávamos juntos em uma coligação no Estado do Ceará, a gente, como pessoas adultas, crescidas, maduras, a gente discutir administrativamente que projetos temos juntos para Fortaleza", disse à época.
Ainda em abril, Elmano negou ter recebido qualquer pedido oficial para encontro com Sarto, mas foi rebatido pela Prefeitura, que reforçou ter enviado ao Governo do Ceará, desde dezembro do ano passado, diversos pedidos de reuniões. Em nota, a Prefeitura disse que tentou contato de forma verbal, pessoal e por telefone. Apresentou ainda o ofício com o pedido de audiência.
Em maio, Sarto e Elmano participaram de evento no Palácio da Abolição, o primeiro juntos em mais de 2 meses. Na ocasião disse que ambos possuem mais “convergências do que divergências”. O governador chegou atrasado, vindo de agenda em Brasília. Na chegada, cumprimentou o prefeito com tapinhas no peito. Sarto assinou o contrato, falou com Elmano e foi embora sem esperar a foto oficial. Ao final do evento, o governador falou ao O POVO. "Eu vejo uma disputa política eleitoral que já passou”.
Ainda em maio, ambos participaram da entrega de moradias do módulo V do Residencial Cidade Jardim, no bairro José Walter, em Fortaleza. "Fortaleza não tem culpa se fulano briga com sicrano, beltrano não gosta de fulano. Fortaleza quer e precisa é de resultados", declarou o prefeito. Elmano chegou depois acompanhado do ministro de Cidades, Jader Filho.
Com dificuldades para o encontro entre Sarto e Elmano acontecer, o acordo da troca interina da presidência do PDT Ceará, previa uma articulação do senador Cid Gomes (PDT) para a realização da reunião.
O governador então despistou sobre o caso. "Essa ponte para receber prefeito não é necessária, porque eu já avisei que em agosto eu receberei todos. Então a ponte está absolutamente aberta para todos e todas”, disse.
Com a polêmica entre Prefeitura e Governo do Ceará sobre a Ponte dos Ingleses, Elmano afirmou que iria tratar do assunto com Sarto na reunião. O prefeito porém afirmou que não é mais necessário discutir o tema, pois “está resolvido” e ele “irá fazer”.
“O Estado do Ceará nos contém, então Fortaleza é Ceará. Sendo assim, se for para falar das obras paradas em Fortaleza, o Acquario por exemplo, a Lagoa da Maraponga, do Metrofor, nós vamos falar”, declarou Sarto.
Um dia após a fala do prefeito, ele confirmou o convite do Governo do Ceará para finalmente se encontrar com Elmano, após meses de encontros e desencontros, além de cobranças sobre a reunião entre ambos. (Colaborou Érico Firmo)
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente