Governos de Sarto e Elmano divergem até sobre limite de velocidade na mesma avenida
No pedaço municipal, o limite de velocidade é de 50 km/h. Na parte estadual, passa a 60 km/h. A mudança na parte sob responsabilidade do Detran ocorreu em junho. A velocidade estava reduzida desde 2021 no trecho sob responsabilidade do governo, por acordo firmado na época com a PrefeituraNem só de ponte, aquário e hospitais se sustentam as diferenças entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado. Conforme mostrou O POVO, até mesmo o limite de velocidade em uma mesma avenida é motivo de conflito.
A avenida Osório de Paiva tem trecho sob jurisdição municipal e parte de competência estadual. Quando os governos eram aliados, houve acordo para uniformizar a velocidade máxima ao longo da via. Desde junho, porém, há um limite na área fiscalizada pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e outro no que cabe ao Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). Trata-se de mais um capítulo da briga entre governador Elmano de Freitas (PT) e prefeito José Sarto (PDT).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Trechos afetados
No trecho municipal, a Osório de Paiva tem velocidade máxima de 50 km/h desde 2018. A norma vale no intervalo entre avenida Gomes Brasil, próximo ao Ginásio Poliesportivo da Parangaba, e a Perimetral — chamada naquele trecho de avenida Luiz Vieira.
No pedaço estadual, da Perimetral ao 4º Anel Viário, passa a ser permitida velocidade de até 60 km/h.
Políticos
A Osório de Paiva foi a segunda avenida da Capital a ter o limite de velocidade reduzido de 60 km/h para 50 km/h. A primeira foi a Leste-Oeste. Na Osório de Paiva, começou a valer em 30 de agosto de 2018, quando o prefeito era Roberto Cláudio (PDT).
Em 2021, já na gestão do prefeito Sarto, quando Camilo Santana (PT) era governador, houve o acordo para a diminuição ocorrer também no trecho estadual, da Perimetral ao 4º Anel Viário. Foi esse trecho que agora voltou ao limite anterior de 60 km/h. A justificativa foi de adequação ao padrão das rodovias estaduais.
Impacto da redução de velocidade
Na época da redução no trecho municipal, em 2018, a Osório de Paiva era apontada como a via com maior número de acidentes com morte em Fortaleza. Nos dez anos anteriores à redução, a AMC contabilizava 129 mortes no trânsito na avenida, mais de 50% de pedestres e ciclistas.
Segundo a AMC, no trecho municipal, no qual houve mudança no limite de velocidade desde 2018, houve redução de 51,9% no total de acidentes, 37,8% nos atropelamentos, 34,4% na quantidade de feridos e 72,3% nas mortes.
Ainda de acordo com a AMC, no trecho estadual, desde 2021, o número de acidentes caiu 17,3%, o de atropelamentos, 14,6%, o de feridos, 6,1%, e o de mortes teve queda de 49,7%.
A avenida
A avenida General Osório de Paiva liga a Parangaba aos municípios de Maracanaú e Maranguape, através de bairros como Vila Peri, Bom Jardim, Siqueira e Parque Santa Maria. Conecta uma das regiões mais densamente povoadas da Região Metropolitana de Fortaleza.